Mais de metade das empresas portuguesas estão nas primeiras etapas da sustentabilidade

Uma fatia de 11% das empresas inquiridas já construiu uma base sólida para se posicionar nos patamares de maior maturidade, mas a maioria fica-se pelos primeiros passos.

Se, por um lado, as empresas portuguesas “já reconhecem a importância da sustentabilidade” e tomam ações nesse sentido, por outro, ainda estão no início desse percurso. E a larga maioria está apenas nas duas primeiras etapas das cinco definidas na Jornada 2030, a agenda comum das empresas pela sustentabilidade em Portugal, que conta de momento 185 empresas signatárias.

Estas conclusões decorrem de um estudo feito pelo BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável sobre o grau de maturidade em sustentabilidade das empresas no país, no âmbito do qual foram inquiridas 67 empresas portuguesas, das quais 30 grandes empresas, 31 pequenas e médias empresas (PME) e seis microempresas.

“O retrato mostra que as empresas portuguesas já compreendem a relevância da sustentabilidade e já implementam ações e iniciativas nesta área, no entanto ainda apresentam pouca maturidade em termos de sustentabilidade”, lê-se no comunicado.

A Jornada 2030 identifica cinco etapas: Conhecer, Construir, Comunicar, Consolidar e Coliderar, incluindo ainda um estágio prévio (Despertar). De acordo com o estudo, 21% das empresas inquiridas ainda se encontra no estágio prévio, o Despertar, no qual começam a compreender a necessidade e as oportunidades da sustentabilidade como estratégia corporativa.

Já olhando às cinco etapas da jornada de sustentabilidade, mais de metade das empresas (68%) posiciona-se nas iniciais, Conhecer e Construir, que marcam o ponto em que as empresas reconhecem a necessidade e as oportunidades da sustentabilidade e começam a diagnosticar e a estabelecer prioridades estratégicas, objetivos e metas e a definir planos de ação.

Sem surpresa, nas etapas iniciais da jornada de sustentabilidade encontram-se maioritariamente microempresas e PME e as empresas posicionadas em etapas mais maduras da jornada de sustentabilidade são grandes empresas.

Numa nota mais positiva, o estudo indica que 93% das empresas já tem compromissos de sustentabilidade e 73% definiram responsáveis operacionais pela área, sendo que 48% das empresas tem mesmo um administrador responsável pela sustentabilidade. Ao mesmo tempo, 55% já desenvolvem, aprovam e monitorizam uma estratégia de sustentabilidade, 54% produzem um relatório de sustentabilidade e 55% capacitam os seus colaboradores nesta área.

Uma fatia de 11% das empresas inquiridas já construiu uma base sólida para se posicionar nos patamares de maior maturidade – Comunicar, Consolidar e Coliderar, avalia ainda o BCSD. Nestas etapas, as empresas comunicam e envolvem os seus stakeholders nas matérias ESG, reavaliam a sua trajetória, reforçando medidas para garantir o alcançar dos objetivos para 2030 e começam a definir as metas para 2050.

“Ainda que os temas ambientais sejam os mais trabalhados pelas empresas, seguidos dos temas sociais, os temas de governança são os que mais evoluem ao longo das etapas, encontrando-se a par dos temas ambientais nos patamares Comunicar, Consolidar e Coliderar”, observa, por fim, o BCSD. Abaixo, encontram-se esquematizados pelo BCSD os temas prioritários para as empresas, divididos em Ambiente (azul), Sociais (amarelo) e Governança (cor de laranja).

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