Empresas alemãs subiram preços mais do que o indicado para aumentar lucros de forma acentuada

  • Lusa
  • 7 Março 2023

O Ifo Dresden considera que as empresas alemãs continuaram a aumentar os preços de venda no quarto trimestre de 2022. O destaque vai para as empresas do setor do comércio, hotelaria e transportes.

O Ifo Dresden considera que as empresas alemãs, especialmente dos setores do comércio, hotelaria e transportes, continuaram a aumentar os preços de venda no quarto trimestre de 2022 e tiraram partido da situação para aumentar os lucros de forma acentuada.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, o diretor executivo do Ifo Dresden, Joachim Ragnitz, afirma que no quarto trimestre de 2022, algumas empresas alemãs continuaram a subir os seus preços de venda mais do que foi indicado pela evolução dos preços de compra e “tiraram partido da situação para aumentar os seus lucros de forma acentuada”.

“Isto é especialmente verdade para as empresas dos setores do comércio, hotelaria e transportes, assim como para a indústria da construção“, defendeu Ragnitz, adiantando que “na silvicultura, por outro lado, que estiveram entre os vencedores da inflação no verão, o aumento dos custos teve recentemente um impacto mais forte”.

Ragnitz salienta que os excedentes brutos de exploração – lucros empresariais mais depreciação e outros impostos líquidos sobre a produção – aumentaram acentuadamente em quase todos os principais setores da economia.

“Embora a taxa se mantenha elevada, a dinâmica dos aumentos de preços diminuiu um pouco em comparação com o terceiro trimestre. Para os consumidores, isto dá esperança de que a inflação tenha ultrapassado o pico”, continua Ragnitz.

Ragnitz acrescenta que o único remédio para os aumentos excessivos de preços é mais concorrência e que o Governo poderia ajudar a reduzir a inflação, renunciando a um alívio generalizado em benefício de todas as famílias e limitando-a a famílias particularmente pobres.

No entanto, se os sindicatos prevalecerem com elevadas exigências salariais, há o risco de um novo aumento da inflação, defendeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas alemãs subiram preços mais do que o indicado para aumentar lucros de forma acentuada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião