Suécia: Atropelamento em Estocolmo faz quatro mortos

As autoridades de saúde reportaram uma morte e 15 feridos.. Segundo o canal SVT, ouviram-se tiros junto à loja atingida pelo veículo. Várias ambulâncias e helicópteros estiveram no local.

Os órgãos de comunicação suecos estão a noticiar um atropelamento em Estocolmo numa das principais ruas da capital. O veículo deixou várias pessoas feridas, segundo as autoridades policiais suecas. O canal sueco SVT refere que ouviram-se tiros junto à loja do centro comercial Ahlens atingida pelo veículo.

O primeiro-ministro sueco já reagiu à notícia dizendo que este “é um terrível ato de terror”, cita a Bloomberg. Stefan Löfven anunciou ter cancelado a viagem marcada a Gotemburgo e que uma pessoa já foi detida no seguimento deste incidente. “A Suécia foi atacada”, concluiu.

Segundo a Lusa, a polícia revelou já à noite que quatro pessoas foram mortas e 15 feridas em resultado do atentado.

A polícia sueca está a pedir que as pessoas dispersem do local e fiquem em casa. As autoridades não descartaram o cenário de este ser mais um ataque terrorista que se soma aos mais recentes em S. Petersburgo e no Parlamento inglês, em Londres. O atropelamento ocorreu pouco depois das 14h. O metro está neste momento paralisado por ordem policial, segundo a SVT, assim como o Parlamento sueco.

Segundo o site The Local sueco, a carrinha pertencia à empresa Spendrups, a qual confirmou que esta foi roubada no início desta sexta-feira. “Durante uma entrega ao restaurante Caliente alguém saltou para a cabine do condutor e levou o carro enquanto o condutor estava a fazer a descarga“, explicou o diretor de comunicação Mårten Lyth, citado pela agência de notícias TT.

A polícia sueca, segundo o The Local, divulgou uma imagem, através do circuito de vigilância interno, de um homem que pensa estar envolvido no ataque de terror em Estocolmo desta sexta-feira de tarde. Contudo, a polícia sueca anunciou que não encontrou até ao momento o condutor do camião que atropelou várias pessoas numa rua pedonal do centro de Estocolmo e que até ao momento não fez qualquer detenção.

“Nesta altura não temos ninguém detido”, acrescentou, contrariando afirmações feitas anteriormente pelo primeiro-ministro, Stefan Lovfen, que afirmou que “tudo aponta” para um ataque terrorista e que uma pessoa foi detida. Eliasson afirmou também que a polícia “não exclui” tratar-se de um ataque terrorista.

O responsável policial disse, por outro lado, não estar em condições de anunciar quantas pessoas morreram e quantas ficaram feridas, limitando-se a dizer que são vários mortos e feridos.

A polícia apelou ainda aos habitantes da capital da Suécia que não se desloquem de automóvel para o centro da cidade.

Este ataque ocorreu a um quarteirão de distância do local onde um bombista suicida feriu duas pessoas em dezembro de 2013.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já lamentou a multiplicidade de ataques terroristas na Europa e sublinha a importância de “responder em conformidade“. “Infelizmente têm-se multiplicado os atos de terrorismo. É um desafio da Europa responder ao terrorismo prevenindo e depois respondendo em conformidade”, disse o Chefe de Estado em declarações aos jornalistas transmitidas pela Sic. Uma resposta que “nunca” deve perder de vista “os valores fundamentais da Europa que é democrática e respeitadora do Direitos Humanos e do direito nacional e internacional”.

Ao final da tarde, António Costa reagiu, em declarações transmitidas pela RTP, expressando a sua solidariedade com a Suécia e deixando um apelo à União Europeia: “Este é mais um sinal de que a União Europeia tem de se unir” para resolver as “verdadeiras ameaças”, que são “permanentes”. Para o primeiro-ministro os Estados-membros têm de se unir para “agir de forma articulada” seja a nível policial, judicial e dos serviços de informação.

(Notícia atualizada com o número final de vítimas mortais e feridos, segundo a polícia sueca, às 20h33)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suécia: Atropelamento em Estocolmo faz quatro mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião