Exportações crescem 14,5% em janeiro e voltam a superar importações

É o terceiro mês consecutivo em que as exportações aumentam mais que as importações em Portugal.

As exportações de bens cresceram 14,5% em janeiro, face ao mesmo mês do ano passado, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística publicados esta segunda-feira. É uma subida superior à das importações, que foi de 10,3%, uma tendência que se verifica já pelo terceiro mês consecutivo.

É de notar, no entanto, que “estas variações poderão refletir, em parte, efeitos de calendário, dado que janeiro de 2023 teve mais um dia útil que o mês homólogo de 2022 e mais dois que o mês passado”, segundo o INE.

Perante a evolução do comércio internacional, é possível verificar que o défice da balança comercial registou uma melhoria de 27 milhões de euros face a janeiro de 2022, atingindo 1.963 milhões de euros.

O abrandamento da inflação já é possível notar também nos índices de valor unitário (preços), que “registaram variações de +8,1% nas exportações e +7,0% nas importações (+9,7% e +12,2%, respetivamente, em dezembro de 2022)”. Se excluirmos os produtos petrolíferos, as variações foram
+8,1% nas exportações e +5,9% nas importações.

No que diz respeito aos bens comercializados, pode-se concluir que nas exportações de janeiro de 2023 todas as categorias económicas registaram aumentos, sendo de destacar as máquinas e outros bens de capital (+27,6%).

Por outro lado, nas importações sobressaem o acréscimo de material de transporte (+40,5%), tanto de automóveis para transporte de passeiros como de partes e peças, maioritariamente proveniente de Espanha e da Alemanha, bem como a diminuição de fornecimentos industriais (-3,9%), sobretudo de metais comuns provenientes de vários países Extra-UE, indica o INE.

Quanto aos países parceiros, o vizinho de Portugal continua a ocupar o topo, tendo-se até registado um aumento das transações com a Espanha: uma subida de 8,3% nas exportações, sobretudo de produtos alimentares e máquinas e outros bens de capital, e um aumento de 12,9% nas importações, também de produtos alimentares e material de transporte.

É de destacar ainda que as importações do Brasil quase duplicaram em janeiro deste ano, face ao mesmo período do ano passado. Já as compras à China, Estados Unidos e Nigéria caíram no primeiro mês do ano.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações crescem 14,5% em janeiro e voltam a superar importações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião