CMVM regista OPA “geral e voluntária” sobre a Sonaecom. Operação dura até 14 de abril

  • ECO
  • 14 Março 2023

Holding liderada por Cláudia Azevedo vai comprar “todas as ações relativamente às quais os seus titulares transmitam ordem de venda, mesmo que não venha a adquirir aquela percentagem”.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou esta terça-feira, em reunião do conselho de administração, registar a oferta pública “geral e voluntária” de aquisição de 35.228.749 ações da Sonaecom, anunciada pela holding a 21 de dezembro, “o que implica a aprovação do respetivo prospeto”.

Segundo o prospeto da operação, entretanto divulgado, a operação vai arrancar a 15 de março e termina às 15h do dia 14 de abril. Cláudia Azevedo pretende retirar de bolsa a terceira empresa do grupo em três anos e, para isso, a Sonae compromete-se a pagar 2,5 euros por ação da Sonaecom.

A CMVM esclarece que, “sendo intenção da Sonae recorrer ao mecanismo de aquisição potestativa”, caso atinja 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social da Sonaecom, a Sonae poderá, após a oferta, recorrer ao mecanismo de aquisição potestativa ao preço da oferta (2,50 euros), desde que até à data não adquira ações a preço superior.

“O cálculo do limiar de 90% dos direitos de voto representativos do capital social deve atender à totalidade das ações da Sonaecom, incluindo as 5.571.014 ações próprias, que aquela se comprometeu a não vender no contexto da oferta. O limiar será atingido caso a Sonae adquira, pelo menos, 4.094.746 ações correspondentes a 1,315% do capital social”, acrescenta o regulador.

No anúncio preliminar da OPA, a Sonae tinha definido como condição de eficácia da oferta a aquisição do número de ações que lhe permitisse vir a exercer aquele direito. No entanto, o grupo sediado na Maia renunciou, entretanto, a essa condição, o que significa que irá adquirir “todas as ações relativamente às quais os seus titulares transmitam ordem de venda, mesmo que não venha a adquirir aquela percentagem”.

Em comunicado, a CMVM conclui que a Sonaecom, que em 2022 registou um lucro consolidado de 143 milhões de euros em 2022, mais 19% do que em 2021, será notificada para atualizar o relatório sobre a oportunidade e condições da oferta preparada pelo seu conselho de administração e divulgado ao mercado no dia 4 de janeiro de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM regista OPA “geral e voluntária” sobre a Sonaecom. Operação dura até 14 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião