Autoeuropa, Jerónimo Martins ou Santander. CIP vai ter mais de 20 novos associados nos órgãos sociais

António Saraiva vai continuar na CIP como presidente da assembleia-geral, um cargo ocupado atualmente por Salvador de Melo, apurou o ECO. Lista única de Armindo Monteiro aprovada a 29 de março.

A passagem de testemunho na liderança da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) vai dar mais um passo, no final deste mês, com a aprovação da lista única de Armindo Monteiro. Com a entrada de mais de 20 novos associados para os órgãos sociais, o objetivo é receber mais contributos ativos e fortalecer o movimento associativo. Entre as estreias estão a Autoeuropa, a Bosch ou a Jerónimo Martins, mas também há um reforço da presença da banca, com a entrada do Montepio e do Santander, apurou o ECO.

Armindo Monteiro, que chegou a ser presidente da ANJE — Associação Nacional de Jovens Empresários e atual vice-presidente da CIP, vai manter como vice-presidentes João Almeida Lopes (Apifarma) e Rafael Campos Pereira (AIMMAP, a associação dos metalúrgicos e metalomecânicos). Os rostos novos são Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal; Manuel Carlos, em representação do calçado (APICCAPS), Pedro Duarte, da APETEC, associação das empresas tecnológicas; e Nogueira de Brito, que substitui Isabel Barros em representação da APED (distribuição).

Mas este órgão, que reúne todas os meses, conta ainda com outras estreias. É o caso de Ema Paulino, da Associação Nacional de Farmácias, e de Leonor Sottomayor, da Sonae. Jorge Henriques, das Indústrias Agro-Alimentares (FIPA); Carlos Cardoso, das empresas do setor elétrico e eletrónico (ANIMEE); Óscar Gaspar, dos hospitais privados (APHP); e Eduardo Rangel (Rangel Invest) voltam também a marcar presença.

Mas para quem pensava que António Saraiva ia deixar a casa, onde esteve nos últimos 13 anos, Armindo Monteiro preparou uma surpresa. O até agora patrão dos padrões vai continuar na CIP na qualidade de presidente da assembleia-geral, um cargo ocupado presentemente por Salvador de Melo. Saraiva já tinha revelado que aceitou três oportunidades profissionais, entre as várias que está a avaliar. “Sou presidente do Taguspark, presidente da SPAL e consultor estratégico em duas outras empresas”, disse em fevereiro numa entrevista ao Jornal de Negócios e Antena1.

Armindo Monteiro, antigo CEO da Compta, fez o convite e foi aceite. Assim, António Saraiva vai continuar ligado à confederação, tendo por vice-presidente Jorge Rebelo de Almeida, CEO dos Hotéis Vila Galé, que se estreia na CIP.

Armindo Monteiro pretende ter um conselho diretivo mais representativo, já que a CIP já tem mais de 150 mil empresas associadas. E o objetivo é aumentar este número, assim como alargar o tipo de setores, algo possível após a aprovação dos novos estatutos da CIP permitiram a entrada de empresas com uma faturação superior a 30 milhões de euros.

A entrada da Cimpor, Impresa, Mota-Engil, Siemens, Dourogás, IBM ou Valouro são exemplos da tentativa de atrair quem ainda não estava em nenhuma associação e de tentar eliminar barreiras entre setores, que cada vez mais são difíceis de estabelecer.

Armindo Monteiro, em declarações ao Expresso, contava que a aprovação dos novos estatutos iriam permitir trilhar este caminho, mas também aumentar a capilaridade nacional, sendo que para isso ia criar um Conselho Geral alargado. A lista que vai a votos dia 29 de março traduz esse objetivo, já que deverá contar com 74 elementos que se deverão concentrar mais nas questões estratégicas. À direção caberá um papel mais operativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa, Jerónimo Martins ou Santander. CIP vai ter mais de 20 novos associados nos órgãos sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião