Hoje nas notícias: Greves, apoio à renda e fixação de preços

  • ECO
  • 17 Março 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Só em 2013 se registaram mais greves do que as comunicadas em 2022. Medida de Costa de apoio à renda só vai chegar a um em cada seis contratos de arrendamento. Em janeiro, mais de 45 mil clientes de bancos portugueses estavam em alerta de incumprimento. Conheça algumas das notícias que marcam a atualidade em Portugal.

Só a troika supera Costa nas greves

Só em 2013 se registaram mais greves do que as comunicadas no último ano (1087) e prevê-se que este ano o número seja superado – algo que não é visto há dez anos. Apenas no mês de janeiro foram comunicados 204 pré-avisos de greve no setor privado ao Ministério do Trabalho, o triplo do registado no mesmo mês do ano passado. Em 2012, com a troika no país e Passos Coelho a chefiar o Governo, os pré-avisos de greve no privado atingiram o maior pico da última década: 1895.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Apoio à renda só vai chegar a um em cada seis contratos

Foram aprovadas esta quinta-feira duas medidas do pacote “Mais Habitação”. Uma delas é o apoio à renda, que, a partir de junho e num máximo de 200 euros mensais, só vai chegar a um em cada seis contratos de arrendamento. Costa estima que sejam abrangidos “cerca de 150 mil” contratos de arrendamento, sendo que, no país, existem 922 mil. O número de contratos abrangidos é baixo porque o apoio tem vários fatores de exclusão ao que acresce o facto de uma grande parte dos contratos no país terem rendas baixas definidas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Costa Silva: “Sempre que se fixa preços administrativamente, as coisas não funcionam”

Em entrevista, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, abordou o aumento do custo dos alimentos. “Penso que o mercado é o melhor instrumento que temos para fixar preços. O que estamos a tentar desenvolver é tentar a autorregulação, o que significa que as empresas também façam uma oferta de produtos que sejam sensíveis a este clima de preços e que seja uma oferta positiva… Porque as outras intervenções que temos visto, mesmo na Europa, podem não funcionar”. Numa altura em que o Governo aperta a fiscalização ao que considera ser especulação nos preços dos alimentos, o ministro aponta que “sempre que se fixa preços administrativamente, as coisas não funcionam”.

Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Bancos colocaram mais de 45 mil clientes em alerta de incumprimento

Os cinco maiores bancos em Portugal tinham, no início de janeiro, mais de 45 mil clientes integrados em Plano de Ação para o Risco de Incumprimento, mas apenas uma pequena parte resultou em renegociações efetivas dos empréstimos. E deste universo, só uma fatia aconteceu no âmbito das novas regras decretadas pelo Governo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível)

Fecham 18 lojas por dia em Portugal

Entre novembro do ano passado e janeiro deste ano fecharam 1.639 lojas, duas vezes mais do que as que abriram e mais do dobro do registado no período homólogo, revelam dados do INE. Por dia, em média, 18 estão a fechar portas em todo o país. Lojas de roupa, papelarias/tabacarias e mercearias e minimercados estão a ser os mais afetados, segundo o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Greves, apoio à renda e fixação de preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião