Governo continua a ajudar as pessoas apesar do apelo do BCE para reduzir apoios, diz ministra do Trabalho

  • Lusa
  • 17 Março 2023

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu que o Governo vai continuar a ajudar as pessoas, nomeadamente as mais vulneráveis, apesar do apelo da presidente do BCE.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu esta sexta-feira que o Governo vai continuar a ajudar as pessoas, nomeadamente as mais vulneráveis, apesar do apelo da presidente do Banco Central Europeu para os governos reduzirem apoios a famílias.

“Aquilo que temos feito e continuaremos sempre a fazer é procurar em cada momento responder à situação das pessoas, nomeadamente focando-nos nas pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade”, disse Ana Mendes Godinho, no Porto, à margem da Cimeira das Pessoas “Não há Europa Social sem Direitos Sociais”.

A governante disse que o Governo procura sempre mobilizar, a par das medidas excecionais, medidas de investimento estrutural naqueles que são os grandes desafios. “É isso que temos feito e que vamos continuar sempre a fazer”, vincou.

Na quinta-feira, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, apelou aos governos da Zona Euro para começarem “rapidamente” a reduzir os apoios orçamentais às famílias e às empresas, para travar a inflação.

“É importante começar rapidamente a reduzir essas medidas de forma concertada” para evitar “aumentar as pressões inflacionistas a médio prazo”, declarou Lagarde, em conferência de imprensa, após a reunião de política monetária do BCE. Lagarde disse também que o BCE “está pronto a agir, se for necessário” para “preservar a estabilidade financeira”.

Questionada sobre a greve desta sexta-feira, da função pública, Ana Mendes Godinho recusou fazer comentários por não ter dados sobre a adesão, reforçando, contudo, que a greve é um direito de todos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo continua a ajudar as pessoas apesar do apelo do BCE para reduzir apoios, diz ministra do Trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião