Portugal teve segunda maior subida de ofertas de emprego na UE

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Março 2023

A taxa de ofertas de emprego em Portugal fixou-se em 1,5% no último trimestre de 2022, acelerando na comparação homóloga (1%), mas recuando face aos 1,7% do trimestre anterior.

A taxa de vagas de emprego fixou-se em 3,1% na Zona Euro e 2,8% na União Europeia (UE) no quarto trimestre de 2022, com Portugal a registar o segundo maior avanço (0,5 pontos percentuais) — a par da Alemanha — face ao período homólogo, segundo os dados publicados esta segunda-feira pelo Eurostat.

No último trimestre do ano passado, as ofertas de emprego nos países do euro mantiveram-se estáveis face aos três meses anteriores, mas acima dos 2,8% registados no mesmo período de 2021.

Ao nível da UE, este indicador acelerou na comparação homóloga (2,6%), mas abrandou face aos 2,9% do terceiro trimestre de 2022.

De acordo com o serviço estatístico europeu, a taxa de ofertas de emprego no quarto trimestre de 2022 foi de 2,9% na indústria e construção e de 3,4% nos serviços, enquanto no bloco comunitário foi de 2,6% na indústria e na construção e de 3,1% nos serviços.

Entre outubro e dezembro, as maiores taxas de ofertas de emprego foram observadas na Áustria (4,6%), Bélgica e Países Baixos (4,5% cada) e as menores na Roménia e Bulgária (0,8% cada), Polónia, Grécia e Espanha (0,9% cada). Portugal apresentou uma taxa de oferta de emprego de 1,5%, ficando abaixo da média da UE e da Zona Euro.

Fonte: Eurostat

Face ao mesmo trimestre de 2021, a taxa de vagas de emprego aumentou em 12 Estados-membros, incluindo Portugal, manteve-se estável em quatro e recuou em onze. As maiores subidas observaram-se na Áustria (0,6 pontos percentuais), na Alemanha e em Portugal (0,5 pontos percentuais cada). A República Checa sofreu o maior recuo (-0,7 pontos percentuais), seguida do Chipre, Letónia e Finlândia (-0,5 pontos percentuais cada).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal teve segunda maior subida de ofertas de emprego na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião