Governo francês sobrevive a moção de censura por aumento da idade de reforma
A moção de censura teve 278 votos a favor, menos nove que os necessário para fazer cair o governo francês, pressionado por fortes protestos nas ruas contra o aumento da idade de reforma.
O Parlamento francês rejeitou esta segunda-feira uma moção de censura multipartidária contra o governo francês, apoiado pelo presidente Emmanuel Macron, avança a AFP. A decisão surge após o executivo forçar a aprovação da subida da idade de reforma dos atuais 62 anos para os 64, sem passar no parlamento.
A moção de censura teve 278 votos a favor, menos nove que o necessário para fazer cair o governo francês. Foi ainda avançada uma segunda moção de censura pelo partido de extrema-direita, União Nacional. No entanto, a moção contou com apenas 94 votos a favor, já que a oposição prometeu não apoiar a iniciativa apresentada pelo partido de Le Pen.
A subida da idade da reforma representa uma medida que Macron procura implementar desde 2017, altura do seu primeiro mandato, tendo já provocado dois meses de greves e protestos. De modo a ultrapassar a resistência à proposta, o governo invocou um artigo da constituição francesa que permite a aprovação de determinadas propostas de lei sem aprovação prévia do parlamento.
Esta é a 11.ª vez em menos de um ano que o governo francês recorre ao artigo 49.3 da constituição.
Segundo Macron, o sistema pensionista francês será insustentável sem a subida da idade da reforma, já que a proporção de trabalhadores ativos em relação aos aposentados tem estado em queda, razão pela qual a maioria dos países europeus já aumentou a idade de reforma para os 65 anos ou mais.
“Se não resolvermos o problema dos nossos aposentados, não podemos investir em tudo o resto”, justificou o presidente francês no ano passado, segundo o The New York Times. Embora Macron não possa ser reeleito em 2027, o líder francês acredita ter lançado as bases para futuros investimentos em defesa, energia verde, ensino e tecnologia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo francês sobrevive a moção de censura por aumento da idade de reforma
{{ noCommentsLabel }}