Pilotos chegam a um “pré-acordo possível” com a TAP

  • ECO
  • 20 Março 2023

O sindicato, num voto de confiança ao novo CEO, chegou a um pré-acordo com a TAP que vai melhorar "substancialmente, agora, a posição dos pilotos".

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou esta segunda-feira, em comunicado interno, que chegou a um “pré-acordo possível com a TAP” depois de meses de negociação. Ainda que considere as medidas acordadas “insuficientes”, o sindicato avança que está de “boa fé e quer dar um voto de confiança” ao novo CEO da companhia aérea, Luís Rodrigues.

Neste acordo, os pilotos destacam várias medidas, entre as quais a “cessação da intenção do despedimento colectivo”, “o pagamento aos OPTs com funções de comando em cruzeiro” e “o pagamento da assistência geral no aeroporto e simuladores”.

Ao mesmo tempo, está prevista uma nova tabela de ajudas de custo a partir de abril e a reavaliação e a compensação em abril e maio das “rubricas com os códigos 2009 e 2089, com retroactividade a março no caso de não se chegar a acordo de novo AE [Acordo Empresa] no final de maio”.

O sindicato nota, no entanto, que a empresa cedeu “a melhores condições de trabalho” a outras classes profissionais, “indo ao encontro de expectativas mais favoráveis do que as que ainda mantém para os pilotos”.

Numa altura em que a TAP está sem CEO – a francesa Christine Ourmières-Widener foi demitida na sequência do caso da indemnização a Alexandra Reis –, os pilotos frisam que este avanço negocial é também um “voto de confiança ao novo administrador executivo”, Luís Rodrigues, no qual confiam para “inverter o sentido de desvalorização” da profissão.

O SPAC acredita que “muito há ainda a fazer”, mas que este pré-acordo melhora “substancialmente, agora, a posição dos pilotos”. Este pré-acordo vai ainda ser apresentado, discutido e votado na assembleia da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pilotos chegam a um “pré-acordo possível” com a TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião