Governo reúne com o setor da produção, transformação e distribuição alimentar

  • Mariana Marques Tiago e Lusa
  • 22 Março 2023

Governo quis aprofundar o diálogo com os representantes dos vários setores da cadeia de abastecimento sobre a conjuntura e os motivos que levaram ao aumento do preço dos alimentos.

A Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA) reuniu-se durante a manhã desta quarta-feira com o Governo. O objetivo foi estabelecer um diálogo entre os setores envolvidos na cadeia de abastecimento alimentar e os responsáveis pelas tomadas de decisão.

O encontro contou com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, do Secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e foram ouvidos os representantes dos setores da produção, transformação e distribuição de produtos agroalimentares.

Em comunicado, a plataforma esclarece que o objetivo da reunião foi “aprofundar o diálogo com os representantes dos diversos setores da cadeia de abastecimento sobre a conjuntura, bem como os motivos, que conduziram ao aumento do preço dos bens alimentares”.

Da parte do Governo – que saúda o encontro – foi assegurado que haverá uma continuidade da promoção do diálogo entre os vários envolvidos no processo da cadeia agroalimentar para que todas as decisões tomadas pelo Executivo de Costa reúnam o máximo consenso possível.

CCP defende análise detalhada para descobrir origem do aumento dos preços

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, cujo presidente esteve presente na reunião, avançou: “Resolveu-se que iríamos avançar mais rapidamente e com mais frequência a ouvir estes interlocutores [dos setores da produção, transformação e distribuição], fazer uma análise mais detalhada em profundidade da cadeia de valor para ver onde é que estão, neste momento, os pontos mais fracos e os pontos mais fortes que levam ao aumento dos preços”.

Para João Vieira Lopes, é de lamentar que “só agora” se estejam a tratar estes assuntos, “porque muitas destas situações eram completamente previsíveis“. O presidente espera ainda que haja um esforço para que seja “fácil e rápido demonstrar à opinião pública e aos consumidores se algum dos setores da cadeia está a tirar mais partido desta situação económica difícil”. Tudo depende da análise que será feita daqui para a frente.

Segundo o responsável deverá haver novas reuniões entre a PARCA e o Governo, podendo estas ter uma ocorrência, “eventualmente, mensal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo reúne com o setor da produção, transformação e distribuição alimentar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião