É preciso “dar passos no seguro comum de depósitos”, diz secretário de Estado dos Assuntos Europeus

  • ECO
  • 23 Março 2023

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, realça a necessidade de avançar com a União Bancária, sobretudo na dimensão do seguro comum de depósitos, ainda por implementar.

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus insiste na necessidade de avançar com a União Bancária, sobretudo ao nível do “seguro comum de depósitos”, para “fortalecer ainda mais a resiliência e a solidez” do setor financeiro europeu.

Em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago) em vésperas da cimeira europeia de dois dias dedicada à resposta à lei dos EUA para atrair empresas e à reindustrialização da União Europeia (UE), Tiago Antunes adianta que a resposta da UE para ganhar competitividade “nos setores tecnologicamente mais avançados, das tecnologias limpas, essenciais à transição ecológica e digital” é o que vai estar em discussão no Conselho Europeu. Mas salienta que “é igualmente muito importante ter uma agenda comercial ambiciosa virada para fora”, sendo que Portugal tem destacado “a importância de concluir acordos de comércio livre como o Mercosul ou Índia”.

Quanto ao Fundo Europeu de Soberania, o responsável considera “muito importante que haja respostas e medidas europeias e que não se confie apenas a cada Estado-membro o apoio às suas empresas”. “Isso pode criar uma diferenciação e efeitos assimétricos na UE porque há países com mais margem para conceder incentivos, subsídios ou benefícios fiscais”, aponta, acrescentando que devem existir “instrumentos europeus a que todas as empresas europeias se possam candidatar em condições de igualdade e que possam ter apoios independentemente do Estado-membro em que se localizam”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É preciso “dar passos no seguro comum de depósitos”, diz secretário de Estado dos Assuntos Europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião