Eleger um deputado custa 19 mil euros ao PS e 252 mil ao PAN

  • ECO
  • 23 Março 2023

O PAN gastou quatro vezes mais do que o Livre para eleger apenas um deputado. Partido de Rui Tavares foi também o que menos gastou por voto obtido.

O PS teve, de longe, a campanha eleitoral mais cara (3,4 milhões de euros), mas também a mais rentável: graças à maioria absoluta, de 120 deputados, cada eleito custou cerca de 19 mil euros. O valor é 13 vezes menor do que o orçamento mais caro para eleger a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, que custou 252 mil euros, de acordo com os dados Entidade das Contas e Financiamentos Políticos do Tribunal Constitucional relativamente às últimas legislativas, citados pelo Diário de Notícias (acesso pago).

Já a Iniciativa Liberal gastou mais 55% do que o previsto inicialmente, visto que orçamentou a campanha em 385 mil euros e acabou por ter um custo de quase 600 mil euros. O PSD e a CDU, por sua vez, tiveram uma despesa final inferior ao custo inicialmente previsto. Os social-democratas gastaram menos 85 mil euros do que tinham orçamentado, e a coligação liderada pelos comunistas poupou 143 mil euros.

A campanha do Livre, ainda assim, foi incomparavelmente mais barata do que todas as outras. Tal como em 2019, elegeu apenas um deputado — Rui Tavares — com uma campanha que não chegou a custar 60 mil euros. Isto significa que o Livre conseguiu eleger um único deputado gastando quatro vezes menos do que o PAN, que só elegeu Inês Sousa Real. O Livre conseguiu, assim, também ser o partido que menos gastou por voto obtido (e foram ao todo mais de 71 mil votos): 0,83 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleger um deputado custa 19 mil euros ao PS e 252 mil ao PAN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião