5 coisas que vão marcar o dia

  • Ana Petronilho
  • 27 Março 2023

É hoje conhecido o valor atribuído pelos bancos às casas avaliadas em fevereiro. A gasolina volta a subir esta semana 1,5 cêntimos por litro. O gasóleo desce 0,5 cêntimos.

Numa altura em que a discussão sobre o problema da habitação está na ordem do dia, o INE divulga os dados sobre os valores que os bancos atribuíram às casas, em fevereiro, na hora de conceder os créditos. O Banco de Portugal também vai revelar as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares e depois de ter descido a gasolina volta a subir.

INE divulga avaliação bancária na habitação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela esta segunda-feira a avaliação bancária na habitação – valor que os bancos atribuíram às casas, antes de concederem financiamento – durante o mês de fevereiro. Em janeiro, este indicador subiu para 1.485 euros por metro quadrado.

Gasolina volta a subir, gasóleo desce

Esta semana a gasolina volta a subir 1,5 cêntimos por litro. Já o gasóleo deverá baixar 0,5 cêntimos por litro. Os consumidores deverão contar pagar 1,462 euros por litro de gasóleo simples e 1,668 euros por litro de gasolina simples 95, de acordo com os valores médios praticados nas bombas na semana passada, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras, mas os valores cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Turbulência na Banca continua?

Depois de o Deutsche Bank ter caído mais de 8% em bolsa na semana passada, os receios com a solidez da banca internacional estão de regresso. Com o início de uma nova semana, os investidores estarão atentos ao desempenho do setor em bolsa para aferir se a turbulência nos mercados foi ou não contida com a compra relâmpago do Credit Suisse pelo UBS há uma semana.

Empréstimos e depósitos bancários do Banco de Portugal

O Banco de Portugal publica hoje as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para fevereiro de 2023. Em janeiro, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes reduziu 2,5 mil milhões de euros, totalizando 179,9 mil milhões de euros no final do mês. Foi a maior redução de depósitos de particulares desde 1979.

Como evoluem as importações de produtos energéticos na UE?

O Eurostat divulga esta segunda-feira dados relativos às importações de produtos energéticos na União Europeia (UE) referentes a 2022. No final do terceiro trimestre do ano passado, a energia russa valia 15,1% das importações desta matéria-prima no bloco comunitário, o que compara com os 25,1% verificados nos primeiros três meses de 2022. São menos 6,1 mil milhões de euros em importações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião