Innov-ID investe em 5 novas startups e tem em pipeline mais 22 investimentos

Já na sua terceira edição, no âmbito desta call foram já investidos 4,8 milhões de euros em 48 startups.

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, e a Agência Nacional de Inovação, vão investir em mais cinco novas startups através da call Innov-ID. A call, já na sua terceira edição, investiu 4,8 milhões de euros em 48 startups e tem este ano mais 22 investimentos em pipeline.

Glooma, Hephaesnus, Plugglabe.ai, Risimet e Stokedge são as novas startups que vão ser financiadas através desta call, que visa potenciar projetos ou empresas em fase inicial, com um financiamento de 100.000 euros. Em pipeline estão ainda mais 22 investimentos a realizar até ao final do ano.

“Dos 48 investimentos realizados, 11 empresas já levantaram capital em novas rondas de investimento num total de 10,1 milhões de euros, e 18 empresas têm em curso processos de ronda de investimento com a expectativa de angariar um total de 16,4 milhões de euros“, informa a Portugal Ventures em comunicado.

Nu-Rise, numa ronda de 3,25 milhões de euros em coinvestimento com a GED Ventures Portugal e a Yellowstone Holding AG , a Spotlite, numa ronda total de 1,5 milhões de euros em coinvestimento com a Indico Capital Partners, EDP Ventures e a Shilling, e a BestHealth4U, numa ronda total de 1 milhão de euros em coinvestimento com a Lince Capital, são algumas das empresas que já levantaram capital.

No portefólio da call Innov-ID regista-se igualmente 44 promotores com PhD e com 31 patentes registadas.

Desde a sua primeira edição, em 2020, já foram recebidas 313 candidaturas. “Relativamente às empresas candidatas, o foco vai para equipas com menos de seis elementos, com empresa constituída há menos de um ano ou sem empresa constituída, e por consequência sem volume de negócios”, refere a sociedade de capital de risco. Enquanto a nível geográfico, destacam-se as candidaturas da área Metropolitana de Lisboa e Porto, Coimbra e Aveiro.

Desde a sua primeira edição, a Portugal Ventures efetuou seis desinvestimentos: Ccrave, Core Protein, Eptune Engineering, ihCare, Tesselo, United Boutiques.

Quais as novas startups investidas

  • Glooma: Com sede em Braga, quer revolucionar a prevenção do cancro da mama, para aumentar a probabilidade de uma deteção precoce, “criou uma luva sensorial que com algoritmos de machine learning que consegue facilitar a interpretação de resultados no momento da autopalpação.”
  • Hephaesnus – Dedica-se ao aumento da eficiência no combate a incêndios florestais de forma ambientalmente sustentável, pretendendo “reduzir riscos, gastos financeiros e a destruição generalizada das florestas e do meio ambiente afetado por este flagelo mundial que são os incêndios florestais.”
  • Pluggable.ai – Com um conjunto de soluções tecnológicas que, utilizando modelos disruptivos de IA e múltiplos sensores não-intrusivos dos smartphones, a Pluggable “adiciona uma camada de inteligência a qualquer aplicação móvel, permitindo às empresas interagirem com cada um dos seus clientes, de forma individual, no melhor momento para cada um deles. Estas soluções facilmente potencializam as taxas de Retenção, de Reação e Engagement de qualquer aplicação móvel.”
  • Risimet – O método RISIMET (RIng for SImultaneous Massage and ElectroTherapy) consiste na execução em simultâneo de duas das técnicas mais utilizadas no âmbito da fisioterapia, a massagem manual e a eletroterapia de baixa frequência. A sua combinação potencia sua eficácia individual, reduzindo o período de cada tratamento, e o número de sessões. “O caráter inovador e exclusivo do Método e Dispositivo RISIMET confere inúmeras oportunidades de aplicação em várias áreas – músculo-esquelética, neurológica, traumatologia, dermatofuncional.”
  • Stokedge – Plataforma baseada em inteligência artificial que monitoriza a indústria de moda de luxo e converte grandes quantidades de dados de mercado global em métricas, “permite aos retalhistas e marcas uma maior transparência e mais liquidez neste mercado, de forma que melhorem a sua eficiência e otimizem o seu portefólio.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Innov-ID investe em 5 novas startups e tem em pipeline mais 22 investimentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião