Propostas do Governo para habitação receberam 2.700 contributos

  • Ana Petronilho
  • 28 Março 2023

As propostas que criam o incentivo à transferência do alojamento local para habitação e o arrendamento coercivo foram as que receberam mais pareceres.

O pacote legislativo do Governo para a habitação colheu mais de 2.700 contributos por parte de várias associações representativas do setor, entidades públicas, autarquias e cidadãos.

Em comunicado, o Ministério da Habitação diz que a proposta que cria incentivo à transferência para habitação das casas em alojamento local foi a que recebeu mais pareceres com 29% do total dos contributos. A proposta que impõe o arrendamento coercivo de casas devolutas foi alvo de 12% dos pareceres.

De seguida, a proposta que cria a “garantia de renda justa em novos contratos” colheu 8% do total de pareceres, enquanto o fim dos vistos gold, a proposta que acelera o licenciamento e o arrendamento acessível mereceram 6% do total de contributos.

Por fim, 5% dos pareceres foram a respeito da proposta que protege os inquilinos com arrendamentos mais antigos.

As propostas do Governo Mais Habitação estiveram em consulta pública “bastante participada e interventiva”, entre 20 de fevereiro e 24 de março.

O Ministério da Habitação diz que os pareceres estão agora a ser avaliados antes da aprovação da versão final dos três projetos-lei, que vai ser discutido e votado em Conselho de Ministros esta semana. Os diplomas seguem, posteriormente, para o Parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Propostas do Governo para habitação receberam 2.700 contributos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião