Liberty preparou venda multiplicando por 6 vezes os lucros

  • ECO Seguros
  • 29 Março 2023

A unidade europeia da Liberty, que inclui Portugal e está em processo de venda, surpreende com lucros antes de impostos de 381 milhões de euros em 2022. As ofertas dos compradores deverão subir.

A Liberty Seguros declarou esta quarta feira que obteve resultados antes de impostos de 381 milhões de euros em 2022 na sua unidade europeia baseada em Espanha mas com a responsabilidade dos negócios na Irlanda e Portugal. Este valor representa mais de 6 vezes os resultados de 60 milhões de euros conseguidos em 2021.

Juan Miguel Estalo, CEO da Liberty: “construímos uma boa base para proteger a nossa rentabilidade, o que nos permitirá adotar uma abordagem mais agressiva do crescimento em 2023”.

Apesar da quebra de 2,5% nos prémios emitidos, valor baixou para 1.235 milhões de euros, este aumento drástico da rentabilidade no ano passado, ocorre no momento em que esta maior unidade da Liberty Mutual fora dos Estados Unidos, está à venda envolvendo interessados como a Zurich, Allianz, Reale Mutua e Generali.

“Em 2022, decidimos concentrar-nos na rentabilidade do nosso negócio num mercado altamente competitivo, orientado para captar volume sob fortes tendências inflacionistas. Os nossos resultados demonstram que tomámos a decisão certa e construímos uma boa base para proteger a nossa rentabilidade, o que nos permitirá adotar uma abordagem mais agressiva do crescimento em 2023”, comentou Juan Miguel Estallo, CEO da Liberty Europa.

Os principais destaques nas atividade em 2022 declaradas pela Liberty são:

  • Lucros recorde no valor de 381,4 milhões de euros, que comparam com 60,1 milhões de euros em 2021, dos quais 126 milhões de euros são resultados extraordinários provenientes da simplificação do subgrupo Solvência II na Europa;
  • O Rácio de Solvência SCR subiu para 332% quando no final de 2021 já era de 203%, uma solidez relevante;
  • A área Vida alcançou um resultado técnico de 134 milhões de euros e o resultado técnico de Não Vida passou de 98 milhões de euros em 2021 para 134 milhões de euros em 2022;
  • O rácio combinado de Não-Vida foi de 90,76% em 2022, quase 4 pontos percentuais inferior ao de 2021 (94,48%). Esta melhoria resulta da aplicação de taxas para proteger a rentabilidade num mercado inflacionário, bem como do investimento da Liberty em melhorar a sofisticação dos modelos de preços e continuar a fazer progressos na conceção de produtos modulares que se adaptam às necessidades dos clientes;
  • Os resultados da área de Vida foram positivamente afetados pelo efeito da atualização das taxas de juro no cálculo das provisões matemáticas, e também devido a um desempenho favorável na sinistralidade.
  • Alcançou um volume total de prémios no valor de 1,235 milhões de euros num ano em que o foco da empresa na execução da estratégia de longo-prazo permitiu ultrapassar as diferentes condições de mercado.
  • Uma estratégia centrada na construção das melhores capacidades para ser uma referência no canal direto, selou alianças estratégicas para diversificar as fontes de negócios e reforçando os laços com os mediadores;
  • A seguradora assinou acordos de bancassurance a longo-prazo com dois dos bancos em Espanha: Bankinter e Kutxabank;
  • A aliança com o Bankinter permitirá à Liberty comercializar exclusivamente as suas apólices de seguro de habitação e automóvel através das sucursais do banco em Portugal e em Espanha;
  • O acordo de extensão por 10 anos com o Kutxabank fará crescer a aliança para os produtos de seguros automóveis e comerciais;
  • Mais de 3.600 mediadores em toda a Europa trabalham com a seguradora. Estes mediadores gerem 54% do negócio total da Liberty, sendo o restante proveniente de parceiros de bancassurance (17%) e das suas operações comerciais diretas (29%);
  • A Liberty tem atualmente mais de 3,5 milhões de clientes na Europa. Gere mais de 4 milhões de apólices e tratou 656.028 sinistros durante 2022 para os seus clientes;
  • Do total de prémios, 66% são apólices de automóveis, a principal linha de negócio da empresa, 14% são apólices de seguros de habitação, que cresceram 14% no ano passado, 9% são apólices de seguros de vida, e 5% são apólices multirriscos;
  • A Liberty também assegura outros produtos em Portugal como seguro de Acidentes de Trabalho, Acidentes Pessoais e linhas comerciais.

Juan Miguel Estalo referiu ainda que “2022 foi um ano muito importante para o negócio da Liberty Seguros. Reforçámos a nossa presença nos mercados onde operamos e continuámos a construir o nosso ecossistema digital. Isto permitiu-nos ser mais ágeis e desenvolver produtos que se adaptam ao cliente, melhorando o nosso serviço e a satisfação dos nossos clientes, corretores e parceiros”.

A Liberty Seguros é a maior operação do Grupo Liberty Mutual fora dos Estados Unidos da América. Com sede em Madrid, Espanha, conta ainda com Portugal, Irlanda, e Irlanda do Norte, mantendo operação marginal na Alemanha e Áustria, sob uma estrutura legal única. Estes quatro mercados seguem diferentes linhas de negócio, principalmente o Automóvel, seguido de Home, Life e Personal Lines.

Dispõe de uma estrutura empresarial multicanal que opera através de Intermediários e Parceiros, bem como canais diretos, telefone e digital, para distribuir produtos com marca: Liberty Seguros, Genesis e Regal em Portugal e Espanha; e Liberty Insurance na Irlanda. A Liberty Seguros opera em Espanha desde 2001, em Portugal desde 2003 e na Irlanda desde 2011, tendo fundido as operações em Madrid em 2018.

A Liberty Mutual começou em Boston em 1912, e é hoje a sexta maior seguradora global de propriedade e de acidentes com base no prémios emitidos em 2021. Está em 78.º lugar na lista Fortune 100 das maiores empresas dos EUA, com base nas receitas de 2021. Em 2022, obtiveram 50 mil milhões de dólares em receitas anuais consolidadas. Emprega mais de 50.000 pessoas em 29 países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liberty preparou venda multiplicando por 6 vezes os lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião