Hoje nas notícias: Empregos, habitação e IVA zero

  • ECO
  • 30 Março 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Há mais de 61 mil empregos vagos registados no Ministério do Trabalho. Esta quinta-feira, o Governo deverá dar “luz verde” ao pacote “Mais Habitação”, sendo que em cima da mesa estão incentivos fiscais aos senhorios. João Vieira Lopes considera que o IVA zero em 44 produtos alimentares tem “algum impacto”, mas avisa que é “dificilmente fiscalizável”. Conheça estas e outras notícias em destaque nos jornais nacionais.

Há mais de 60 mil empregos que ninguém quer

No terceiro trimestre do ano passado, o número de empregos vagos registados no Ministério do Trabalho ultrapassou os 60 mil. Ao todo, havia 61.626 ofertas de trabalho que ninguém quis, a maioria na Área Metropolitana de Lisboa (27.377). Segue-se a região Norte (18.117) e Centro (9.844). As profissões paras as quais as empresas têm mais dificuldades em encontrar interessados são vendedor, informático e técnicos de call center.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Senhorios vão ter pacote inédito de incentivos fiscais

Vem aí um pacote inédito de incentivos fiscais aos senhorios, avança a RTP. A proposta do Governo deverá ser aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Em cima da mesa estarão as medidas mais polémicas (nomeadamente, o arrendamento coercivo e o fim das novas licenças de Alojamento Local). No caso do Alojamento Local, a RTP avança que as autarquias terão uma autonomia reforçada.

Veja a notícia completa na RTP (acesso livre).

“O IVA zero é dificilmente fiscalizável”, diz Vieira Lopes

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, admite que a isenção do IVA em 44 produtos alimentares tem algum impacto”, mas avisa que “é dificilmente fiscalizável no sentido de manter os preços estáveis”, dado que este imposto “é uma das componentes do preço, mas muitos destes produtos têm nível baixo [de imposto] e há outros fatores de produção que evoluem”.

Leia a entrevista completa no Público (acesso pago) e na Renascença (acesso livre).

Espanhóis e franceses a postos para disputar alta velocidade

O projeto de alta velocidade Lisboa -Porto está a na mira de empresas espanholas, francesas e italianas, que se preparam para constituir agrupamentos com vista a concorrer ao projeto que, só na primeira fase, tem previsto um investimento de 2.950 milhões de euros. Em causa estão as espanholas Sacyr, FCC ou Ferrovial, as francesas Vinci e Eiffage e a italiana Webuild (antiga Impregilo).

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Nunca se celebraram tantos contratos de arrendamento em Portugal

No ano passado, foram celebrados mais de 90 mil novos contratos de arrendamento habitacional, isto é, um valor recorde, de acordo com os dados divulgados pelo INE. Entre setembro e dezembro de 2022, o valor mediano das rendas dos novos contratos foi de 6,91 euros por metro quadrado, um aumento de 10,6% face ao período homólogo.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Empregos, habitação e IVA zero

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião