Finanças já receberam mais de meio milhão de declarações de IRS

Autoridade Tributária indica no Portal das Finanças que já foram entregues mais de meio milhão de declarações de IRS. Campanha relativa aos rendimentos de 2022 começou no sábado.

Os contribuintes portugueses já submeteram mais de meio milhão de declarações de IRS este ano, depois de a campanha de declaração dos rendimentos de 2022 ter começado na meia-noite deste sábado, dia 1 de abril. A conclusão resulta de dados estatísticos disponibilizados no Portal das Finanças.

Segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira, pouco depois da uma da manhã desta segunda-feira estavam contabilizadas 581.113 declarações de IRS submetidas este ano. O número representa ligeiramente menos de 10% das mais de 6,1 milhões de declarações de IRS submetidas no ano passado.

No sábado, deu-se início à campanha de IRS relativa aos rendimentos obtidos no ano passado. A declaração obrigatória permite à Autoridade Tributária calcular o montante exato da tributação dos rendimentos, dado que é um imposto progressivo — ou seja, só é possível calcular o IRS no final do ano, momento em que é feito o acerto face aos descontos que já tenham sido feitos ao longo de 2022.

Para quase um terço dos contribuintes, segundo o Ministério das Finanças, a entrega da declaração de IRS não exige mais do que carregar num botão. Trata-se da fração de contribuintes abrangidos pelo IRS Automático, calculada com base em dados do ano passado.

De acordo com a RTP, que a 1 de abril emitiu uma breve entrevista com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a campanha de IRS, os reembolsos deverão ser pagos entre duas a três semanas depois da entrega da declaração. Geralmente, em anos anteriores, os primeiros pagamentos chegam às contas bancárias dos contribuintes na primeira quinzena do mês.

Declarações de IRS submetidas

Fonte: Autoridade Tributária e Aduaneira

(Notícia atualizada às 11h44 com informação sobre o início de pagamento dos reembolsos)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças já receberam mais de meio milhão de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião