Agricultores do Alqueva têm água mais barata

Redução do preço entra em vigor esta quarta-feira. Novos valores representam uma descida no valor do tarifário que chega a atingir os 33%.

A tarifa a aplicar ao fornecimento de água para os agricultores que regam com água do Alqueva vão ter uma redução no preço da água que ronda os 33% de acordo com o Ministério da Agricultura: o preço da água em alta pressão passa a ser de 5,9 cêntimos por metro cúbico, e de 3,2 cêntimos por metro cúbico para a baixa pressão.

Esta alteração afeta “os regantes de Alqueva, concretamente os que estão nas áreas sob gestão da EDIA”, sublinha o comunicado do Ministério da Agricultura, enviado às redações. Esta redução “significativa do preço” “só foi possível devido aos ganhos de eficiência e de economia de escala obtidos com a implementação de um modelo de gestão integrada entre os sistemas primários e secundários; à adoção de práticas de rega eficientes; à projetada beneficiação de uma área adicional de regadio e à implementação de uma estratégia integrada e global de otimização energética baseada em soluções assentes no aproveitamento da energia fotovoltaica”, explica o o ministério liderado por Capoulas Santos.

[Esta redução] significativa do preço só foi possível devido aos ganhos de eficiência e de economia de escala obtidos com a implementação de um modelo de gestão integrada entre os sistemas primários e secundários.

Ministério da Agricultura

Mas as alterações não se ficam por aqui. Para rega a partir da rede primária, será de três cêntimos por metro cúbico para entidades que tenham a seu cargo outros aproveitamentos hidroagrícolas. Os regantes precários, não incluídos nas áreas beneficiadas, mas que recebam água com pressão, pagarão 7,7 cêntimos por metro cúbico, enquanto na baixa pressão, e igualmente para os precários, o preço é de 3,8 cêntimos por metro cúbico consumido. Foram ainda fixados os tarifários de água para abastecimento público em 4,5 cêntimos por metro cúbico e para abastecimento industrial em seis cêntimos por metro cúbico.

O Ministério da Agricultura lembra que a água do Alqueva “é fundamental como garantia em anos de seca, permitindo a manutenção de todas as atividades agrícolas a jusante”.

Recorde-se que o Alqueva é um dos projetos que vai ser submetido ao Plano Juncker para obter apoios comunitários. O Governo anunciou em junho de 2016 a intensão de candidatar ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) a extensão do Alqueva que implica criar mais 45 a 47 mil novos hectares de regadio, uma “obra com um custo estimado de 213 milhões de euros, e cujo financiamento não foi anteriormente assegurado”, refere o site do Governo.

“O Governo está, assim, a negociar um empréstimo deste valor com o Banco Europeu de Investimento que Capoulas Santos espera que tenha um longo período de carência e que a amortização se possa estender até 2042, para não sobrecarregar o Orçamento do Estado”, refere a mesma fonte.

Mas quase um ano depois, este projeto continua a não constar das listas do FEIE, como revelou aos jornalistas o eurodeputado José Manuel Fernandes, num encontro destinado a explicar as alterações a introduzir ao Plano Juncker. José Manuel Fernandes (democrata-cristão) e Udo Bullmann (socialista) são relatores de dois pareceres do Parlamento Europeu sobre a execução do Plano Juncker e sobre a revisão das suas regras.

Uma das alterações que os eurodeputados querem introduzir é ter conhecimento da lista de projetos que os bancos rejeitam. “Também queremos conhecer os projetos que não foram selecionados. É o caso do Alqueva, que não está no sistema porque ainda não foi pré-selecionado”, sublinhou José Manuel Fernandes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agricultores do Alqueva têm água mais barata

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião