Universal quer impedir que IA seja treinada com músicas do Spotify

  • Joana Abrantes Gomes
  • 12 Abril 2023

A Universal está preocupada com os modelos de inteligência artificial que usam músicas com direitos de autor para gerar novos sons que soem como os de artistas populares.

A Universal Music Group exigiu às plataformas de streaming de música, como o Spotify e o Apple Music, que tomem medidas para impedir que modelos de inteligência artificial (IA) sejam treinados com sons e letras de músicas protegidas por direitos de autor, de acordo com emails a que o Financial Times teve acesso.

A editora, responsável por cerca de um terço do mercado da música a nível global, está a pedir às empresas de streaming que cortem o acesso aos catálogos a programadores que os utilizem para treinar tecnologias de IA.

“Não hesitaremos em tomar medidas para proteger os nossos direitos e os dos nossos artistas”, escreveu a Universal Music Group nos emails enviados em março às plataformas de streaming.

Uma fonte familiarizada com o assunto disse ao FT que “grande parte da [inteligência artificial generativa] é treinada com músicas populares“. “Podemos pedir-lhe: compõe uma canção que tenha uma letra como as da Taylor Swift, mas vocais ao estilo de Bruno Mars, mas eu quero que o tema seja mais ao estilo Harry Styles. O que se obtém deve-se ao facto de a IA ter sido treinada com propriedade intelectual desses artistas”, explicou.

Uma das novidades mais recentes nesta área é o MusicLM, um modelo desenvolvido pela Google e treinado a partir de um conjunto de 280 mil horas de música, que gera músicas a partir de qualquer descrição de texto. A empresa não o lançou como produto depois de ter concluído existir um “risco de potencial apropriação indevida de conteúdos criativos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universal quer impedir que IA seja treinada com músicas do Spotify

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião