Qatargate: Eurodeputada Eva Kaili deve passar a prisão domiciliária

  • ECO
  • 12 Abril 2023

A eurodeputada socialista grega Eva Kaili, acusada de estar envolvida num esquema de corrupção ligado ao Parlamento Europeu, deverá sair de prisão preventiva para prisão domiciliária.

A eurodeputada socialista grega Eva Kaili, acusada de estar envolvida num esquema de corrupção ligado ao Parlamento Europeu que abrange o Qatar, deverá sair de prisão preventiva para prisão domiciliária, avançou o advogado ao Politico (acesso livre, conteúdo em inglês).

Eva Kaili foi um das primeiras a ser detida em dezembro de 2022, após ter sido revelado que as autoridades judiciais estavam a investigar várias personalidades, devido a um alegado esquema de corrupção ligado ao Parlamento Europeu e que inclui vários países, como o Qatar e Marrocos.

A operação policial realizada em 9 de dezembro permitiu apreender mais de 1,5 milhões de euros em dinheiro, material informático e telefones, tendo sido detidas várias pessoas pelas mesmas acusações, incluindo o companheiro de Eva Kaili, Francesco Giorgi – que já reconheceu a sua participação no esquema – e o eurodeputado italiano Pier Antonio Panzeri.

Desde então, todos os suspeitos detidos foram libertados com uma medida de coação de pulseira eletrónica, sendo que Eva Kaili é a única em prisão preventiva. A eurodeputada está na prisão de Harem, em Bruxelas, mas deverá sair para prisão domiciliária em breve.

Posso confirmar que Eva Kaili pode ir para casa porque foi colocada sob monitorização eletrónica pelo juiz da investigação”, afirmou Sven Mary, advogado de Eva Kaili, ao Politico, escusando-se a fazer mais comentários. Recorde-se que a defesa da eurodeputada já tinha pedido que esta fosse libertada com pulseira eletrónica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qatargate: Eurodeputada Eva Kaili deve passar a prisão domiciliária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião