Regularização de precários alargada a mais trabalhadores

  • ECO
  • 13 Abril 2017

O programa de regularização de precários irá ser alargado a quase todas as carreiras da função pública, incluindo carreiras especiais. Os professores são os únicos a ficar de fora.

O programa de regularização de precários vai ser alargado de forma a abranger quase todas as carreiras da função pública, até aquelas que têm regras próprias de vinculação. A medida é avançada pelo Público que, citando uma fonte ligada ao processo, adianta ainda que o governo espera que a versão final do novo projeto de portaria seja publicada na próxima semana.

O Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública, aprovado em fevereiro, deixava de fora um conjunto de carreiras especiais, mas não eram especificadas quais. A partir de agora, o universo de abrangência do programa passa a estar definido, com os trabalhadores da administração direta e indireta do estado sujeitos a uma hierarquia um horário de trabalho e que não têm um vínculo jurídico adequado.

Serão também incluídos os trabalhadores do setor empresarial do Estado com funções permanentes, mas sem vínculo considerado adequado. De fora vão ficar os professores por serem já abrangidos por um concurso de vinculação extraordinária.

O projeto já foi enviado esta quarta-feira aos sindicatos e aos parceiros parlamentares. O Governo prevê também que os trabalhadores a tempo parcial passem a poder aceder a este programa, aproximando assim o programa daquilo que o PCP e o BE exigiam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regularização de precários alargada a mais trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião