Responsáveis do BCE admitem subida dos juros de 25 pontos base em maio
O debate para a decisão a tomar na próxima reunião do BCE ainda está a decorrer, mas os responsáveis estão a considerar um aumento mais curto do que o último, que foi de 50 pontos base.
As autoridades do Banco Central Europeu (BCE) estarão a convergir para um aumento de 25 pontos base na taxa de juros em maio, após uma subida de 50 pontos base na última reunião, segundo avança a Reuters (conteúdo em inglês). Mesmo assim, continuam a existir outras opções em cima da mesa, pelo que a decisão ainda não é certa.
Nas últimas seis reuniões do banco central, os governadores decidiram subir as taxas de juro em pelo menos 50 pontos base, tendo em vista combater a inflação que se mantém persistente nos países da Zona Euro. No entanto, a inflação tem vindo a abrandar e há fatores que podem levar a uma abordagem mais cautelosa, segundo avançam fontes citadas pela agência de notícias.
Em causa está a turbulência na banca que se viveu no mês passado, com algumas repercussões nos mercados. Além disso, as últimas subidas de juros ainda não produziram todo o efeito na economia, pelo que poderão não ser necessários aumentos tão grandes.
O debate ainda está em curso entre os responsáveis do BCE, mas a pesar na decisão está também o facto de que o pico das taxas de juros, o máximo que querem atingir, se está a aproximar. A reunião do Conselho do BCE está marcada para 4 de maio e até lá ainda vão ser conhecidos dados sobre a inflação e a banca que vão pesar na decisão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Responsáveis do BCE admitem subida dos juros de 25 pontos base em maio
{{ noCommentsLabel }}