Crédito ao consumo trava para 614 milhões em fevereiro

Crédito pessoal caiu mais de 7% em fevereiro e foi o grande responsável pelo recuo dos empréstimos ao consumidor.

Os bancos e outras instituições de crédito emprestaram 613,7 milhões de euros aos consumidores em fevereiro, o que representa uma descida de 2,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

O crédito pessoal foi o principal responsável por esta quebra, recuando mais de 7%, para 294,9 milhões de euros; com os outros créditos pessoais – que incluem financiamentos para a aquisição de férias, artigos para o lar ou eletrodomésticos, por exemplo – a registarem um decréscimo de 7,4%, para 284,3 milhões de euros.

Já o crédito pessoal com finalidade de educação, saúde e energias renováveis avançou quase 2% em termos homólogos, com as novas operações a ascenderem a 10,6 milhões de euros.

Crédito ao consumo supera 600 milhões em fevereiro

Fonte: Banco de Portugal

O novo financiamento para a compra de automóvel também caiu quase 1%, para 213,6 milhões de euros no segundo mês do ano, mostram ainda os dados do supervisor da banca. Os montantes concedidos através de locação financeira ou ALD tiveram quedas de 70% e 84,7% no que diz respeito a compra de carro novo e usado, respetivamente. Já o crédito automóvel com reserva de propriedade e outros aumentou tanto nos novos como usados.

A contrariar esta tendência, o crédito concedido através de cartões de crédito aumentou para 105,3 milhões de euros, um disparo de 8% em relação a fevereiro de 2022.

Em termos mensais, o crédito ao consumo registou uma aceleração de 3,5% face a janeiro, aumentando tanto no crédito pessoal como no crédito automóvel e cedendo no crédito ao consumo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito ao consumo trava para 614 milhões em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião