Portuguesa Newrail ganha concurso dos bares dos comboios da CP

Empresa de Vila Velha de Ródão vai assumir concessão dos bares do Alfa Pendular e do Intercidades nos próximos dias. Terá de pagar os salários em atraso dos trabalhadores da anterior empresa.

A CP escolheu a Newrail para explorar os bares dos comboios da CP. A empresa de restauração de Vila Velha de Ródão vai ficar responsável pelos bares do Intercidades e do Alfa Pendular depois da rescisão do contrato com a Apeadeiro 2020. A Newrail terá de pagar os salários em atraso dos trabalhadores deste serviço.

A Newrail – Restauração e Serviços, Lda é uma empresa fundada em julho de 2018 e tem como objeto “atividades de confeção, preparação, fornecimento e exploração de serviços de restauração nas diferentes vertentes, nomeadamente em eventos, restauração em meios móveis, serviços de refeições prontas a levar para casa, catering e atividades complementares, incluindo acompanhamento de camas em comboio hotel.”

A empresa de Vila Velha de Ródão já tinha concorrido à concessão dos bares em 2021 mas acabou por não ser selecionada.

A CP espera repor o serviço de bar nos comboios “nos próximos dias“, após estar assegurada a transferência dos funcionários para a nova concessionária. Na anterior concessão, a Apeadeiro 2020 vendia comida e bebida na carruagem-bar do Intercidades e do Alfa Pendular. Contactada pelo ECO, fonte oficial da transportadora não presta mais comentários de momento.

O serviço de bar nos comboios de longo curso foi oficialmente suspenso em 1 de março de 2023, depois de a Apeadeiro 2020 ter deixado de pagar salários aos trabalhadores em fevereiro e de ter pedido a insolvência.

Os trabalhadores estão em greve e em vigília desde 1 de março nas estações de Campanhã, no Porto, e de Santa Apolónia, em Lisboa, reclamando que os seus salários e contratos sejam assegurados diretamente pela CP, pelo menos enquanto não haja um novo concessionário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Newrail ganha concurso dos bares dos comboios da CP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião