Portuguesa Newrail ganha concurso dos bares dos comboios da CP
Empresa de Vila Velha de Ródão vai assumir concessão dos bares do Alfa Pendular e do Intercidades nos próximos dias. Terá de pagar os salários em atraso dos trabalhadores da anterior empresa.
A CP escolheu a Newrail para explorar os bares dos comboios da CP. A empresa de restauração de Vila Velha de Ródão vai ficar responsável pelos bares do Intercidades e do Alfa Pendular depois da rescisão do contrato com a Apeadeiro 2020. A Newrail terá de pagar os salários em atraso dos trabalhadores deste serviço.
A Newrail – Restauração e Serviços, Lda é uma empresa fundada em julho de 2018 e tem como objeto “atividades de confeção, preparação, fornecimento e exploração de serviços de restauração nas diferentes vertentes, nomeadamente em eventos, restauração em meios móveis, serviços de refeições prontas a levar para casa, catering e atividades complementares, incluindo acompanhamento de camas em comboio hotel.”
A empresa de Vila Velha de Ródão já tinha concorrido à concessão dos bares em 2021 mas acabou por não ser selecionada.
A CP espera repor o serviço de bar nos comboios “nos próximos dias“, após estar assegurada a transferência dos funcionários para a nova concessionária. Na anterior concessão, a Apeadeiro 2020 vendia comida e bebida na carruagem-bar do Intercidades e do Alfa Pendular. Contactada pelo ECO, fonte oficial da transportadora não presta mais comentários de momento.
O serviço de bar nos comboios de longo curso foi oficialmente suspenso em 1 de março de 2023, depois de a Apeadeiro 2020 ter deixado de pagar salários aos trabalhadores em fevereiro e de ter pedido a insolvência.
Os trabalhadores estão em greve e em vigília desde 1 de março nas estações de Campanhã, no Porto, e de Santa Apolónia, em Lisboa, reclamando que os seus salários e contratos sejam assegurados diretamente pela CP, pelo menos enquanto não haja um novo concessionário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portuguesa Newrail ganha concurso dos bares dos comboios da CP
{{ noCommentsLabel }}