Obras na Linha do Norte entre Espinho e Gaia descarrilam para meados de 2024

IP justifica novo atraso com dificuldades no fornecimento de materiais, na contratação de subempreiteiros, "complexidade dos trabalhos" e "necessidade de reduzir os impactos na circulação".

As obras na Linha do Norte entre Espinho e Gaia apenas vão ficar concluídas em meados de 2024. O Governo deu uma nova previsão para os trabalhos de renovação integral de via num dos troços mais utilizados na principal linha ferroviária do país. Os atrasos na construção civil e a “complexidade dos trabalhos” justificam o novo calendário. Na mais recente programação, estava previsto que esta empreitada ficasse pronta no final de 2023.

“A Infraestruturas de Portugal estima, na presente data, que a empreitada da renovação integral de via do troço Espinho-Gaia fique concluída em meados de 2024”, refere resposta ao deputado do PSD Firmino Pereira tornada pública nesta quinta-feira.

São apontadas quatro razões para o “descarrilamento” nas obras: “a empreitada sofreu constrangimentos que se vêm registando no mercado da construção, designadamente, quanto à disponibilidade e prazo de fornecimento de materiais e às dificuldades sentidas pelos empreiteiros na contratação de subempreiteiros“, justifica o ministério das Infraestruturas. Contribuem ainda para esta demora, “a própria complexidade dos trabalhos em curso” e ainda a “necessidade de reduzir os impactos na circulação ferroviária“.

Segundo o calendário do Ferrovia 2020, apresentado em fevereiro de 2016, as obras entre Espinho e Gaia deveriam ter decorrido entre o último trimestre de 2017 e o segundo trimestre de 2019. O vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, admitiu na semana passada que a programação do Ferrovia 2020 foi um “tiro ao lado” e que “no dia seguinte à apresentação daquele calendário, alguns dos projetos estavam quatro anos atrasados“, em entrevista ao ECO e ao Público.

Por conta disso, as obras entre Espinho e Gaia apenas começaram em julho de 2020. Só depois será feita a intervenção entre Ovar (Válega) e Espinho, com prazo de conclusão previsto para o final de 2025, mais de seis anos depois do prazo estimado.

O troço entre Gaia e Espinho sofreu três problemas no início do ano, após as fortes chuvadas: um deslizamento de terras na plataforma provisória instalada no apeadeiro da Madalena e dois abatimentos de via em Francelos – um em 12 de janeiro e outro na semana seguinte.

As intervenções na Linha do Norte levam a que os comboios entre Porto e Lisboa demorem mais 15 minutos do que em condições normais (duas horas e 43 minutos). Assim será até ao final de 2025.

As obras servirão, sobretudo, para repor as normais condições da via, permitir a circulação de comboios de mercadorias com até 750 metros de comprimento e a eliminação de passagens de nível, substituídas por passagens superiores e inferiores.

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