Presidente da CMVM tem ações da EDP e REN e dívida do Benfica, SIC e Mota-Engil

  • ECO
  • 26 Abril 2023

Para além da TAP, Luís Laginha de Sousa possui obrigações na SIC, Sport Lisboa e Benfica e da Mota-Engil e ainda ações em algumas cotadas, como a EDP e REN.

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Luís Laginha de Sousa, não votou na decisão de avançar com o processo de contraordenação contra a TAP, por indiciada violação das regras de mercado, pois tem títulos de dívida da transportadora. Segundo o Observador (acesso pago), as ações da EDP e REN também fazem parte dos investimentos do gestor, contudo só na TAP houve a necessidade de pedir escusa.

O Observador analisou a declaração de rendimentos de Luís Laginha de Sousa, que foi entregue ao Tribunal Constitucional para verificar em que outras emitentes podia o presidente da CMVM ter as mesmas limitações. Para além da TAP, Laginha de Sousa também possui obrigações da SIC, Sport Lisboa e Benfica e Mota-Engil, e ações em algumas cotadas, como a EDP e REN.

O investimento na dívida da TAP, que o impediu de votar em decisões sobre a transportadora, termina em junho. Já a maturidades das obrigações da SIC cessa em 2025 e as Mota-Engil em 2026. Segundo o Observador, no conjunto de todas estas emissões o presidente da CMVM tem investidos cerca de 25 mil euros, sendo que cerca de 12 mil euros são em obrigações da TAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da CMVM tem ações da EDP e REN e dívida do Benfica, SIC e Mota-Engil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião