Exclusivo Hilton quer abrir nove hotéis em Portugal em três anos
A cadeia, que já conta com mais de 560 colaboradores, tem previsto este ano mais três aberturas e tem "planos para recrutar mais 50 novos colaboradores durante este ano".
A Hilton tem uma “ambiciosa estratégia de crescimento em Portugal” e, nos próximos três anos, quer duplicar a rede hoteleira da cadeia em Portugal e abrir nove hotéis. Este ano a cadeia, que já conta com mais de 500 colaboradores, tem previsto abrir mais três espaços, num investimento estimado de mais de 60 milhões de euros, e planeia reforçar as equipas este ano com mais 50 colaboradores.
“Como parte da nossa ambiciosa estratégia de crescimento em Portugal, planeamos atingir mais do dobro da nossa atual oferta, tendo prevista a abertura de mais nove hotéis em todo o país nos próximos três anos. Temos atualmente mais de 560 colaboradores nas equipas dos nossos oito hotéis em Portugal e esperamos recrutar muitos mais para as nossas próximas aberturas”, adianta David Kelly, vice-presidente sénior Hilton para a Europa Continental, ao ECO Trabalho. O responsável não adianta, no entanto, o número de postos de trabalho previstos com estas novas aberturas, nem qual o investimento previsto.
“Existem atualmente centenas de vagas em diversas funções disponíveis em toda a Europa e nos hotéis que gerimos em Portugal (que representam cerca de metade do nosso portefólio) e já temos planos para recrutar mais 50 novos colaboradores durante este ano“, refere o responsável da cadeia hoteleira que, depois do Tapestry Collection by Hilton, no Porto, tem planos para abrir, ainda este ano, o Hilton Garden Inn Evora, o Legacy Hotel Cascais (Curio Collection by Hilton) e DoubleTree by Hilton Lagoa Azores, num investimento na ordem dos 60 milhões de euros, segundo informação divulgada em 2020 pelo grupo hoteleiro.
Como parte da nossa ambiciosa estratégia de crescimento em Portugal, planeamos atingir mais do dobro da nossa atual oferta, tendo prevista a abertura de mais nove hotéis em todo o país nos próximos três anos. Temos atualmente mais de 560 colaboradores nas equipas dos nossos oito hotéis em Portugal e esperamos recrutar muitos mais para as nossas próximas aberturas.
Com estas novas aberturas em 2023, a rede que já conta com mais de 560 colaboradores, aumenta para oito o número de espaços em Portugal, num mercado que se debate com escassez de talento. Segundo dados do Governo, há pelo menos 50 mil ofertas de emprego na área de restauração e alojamento por preencher.
“Existem vários motivos para se escolher fazer carreira no setor da hospitalidade mas em Hilton proporcionamos o melhor ambiente de trabalho e um conjunto condições e benefícios bastante atrativos – várias oportunidades de formação, de desenvolvimento e progressão de carreira, de trabalhar e interagir com pessoas com diferentes experiências, oportunidades de explorar e desenvolver novas competências e de viajar”, refere David Kelly quando questionado sobre que iniciativas a rede estava a trabalhar para aumentar a sua atratividade junto do talento.
“O bem-estar dos nossos colaboradores e hóspedes é, e será sempre, a nossa principal prioridade. As iniciativas para apoiar o bem-estar dos colaboradores incluem programas de saúde mental e bem-estar, temos uma nova aplicação para colaboradores e várias ferramentas para apoiar os nossos gestores e líderes a ajudar e suportar as suas equipas“, continua o gestor.
Aposta na formação
A companhia – considerada, pelo quarto ano consecutivo, a Great Place to Work, tendo, pela segunda vez, obtido o primeiro lugar no ranking português na categoria de 201 a 500 colaboradores, pela Best Workplaces Portugal – indica que proporciona um “conjunto de benefícios atrativos” para os colaboradores, como o programa de descontos de viagem “Go Hilton”, que pode ser usufruído pelos colaboradores mas também pelas suas famílias e amigos, bem como acesso a vários programas de bem-estar como o Thrive@Hilton e, “não menos importante”, formação.
“Proporcionamos a todos diversas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira com a disponibilização de um vasto catálogo de formação através da nossa Universidade Hilton com conteúdos e-learning diversos em áreas tão importantes como liderança, comunicação, resolução de problemas e serviço ao cliente para os ajudar a alcançar os seus objetivos profissionais em todas as fases do seu percurso profissional e de carreira”, destaca o responsável.
A formação permite ainda à cadeia atrair candidatos que não têm necessariamente experiência no setor. “Temos processos de formação pioneiros na indústria, somos capazes de atrair e recrutar candidatos que não têm necessariamente experiência em hotelaria”, refere David Kelly.
“Acolhemos licenciados de escolas de hotelaria e negócios e investimos em pessoas que trazem experiência de outros setores porque o mais importante para nós, é encontrar pessoas motivadas e apaixonadas pelo que fazem, com vontade de aprender e trabalhar em equipa, com atitude positiva e que queiram proporcionar experiências inesquecíveis aos nossos hóspedes”, acrescenta.
Temos processos de formação pioneiros na indústria, somos capazes de atrair e recrutar candidatos que não têm necessariamente experiência em hotelaria (…). Acolhemos licenciados de escolas de hotelaria e negócios e investimos em pessoas que trazem experiência de outros setores.
Colaboração com escolas de hotelaria, participação em feiras de emprego, recrutamento por referenciação dos trabalhadores são algumas das iniciativas levadas a cabo para atrair talento. “Quando estamos em processo de recrutamento, convidamos os nossos candidatos a dirigirem-se aos hotéis para terem oportunidade de conhecer os diretores de departamentos e elementos da equipa de recursos humanos, os seus futuros colegas, o seu local de trabalho e também para poderem sentir a visão e valores da Hilton mesmo antes do início de funções”, exemplifica o vice-presidente sénior Hilton para a Europa Continental.
A empresa não adianta, no entanto, qual foi a política da cadeia no que toca à atualização salarial, apenas que oferece “salários competitivos e benefícios” aos colaboradores, realizando “regularmente pesquisas sobre níveis salariais específicos de mercado, ajustando se necessário os nossos.”
“Os vários departamentos dos nossos hotéis dispõem ainda de sistemas de incentivos que recompensam os colaboradores por alcançarem objetivos e dão-lhes a oportunidade de aumentarem os seus rendimentos.”
A Hilton tem hotéis em mais de 123 países em todo o mundo. Na Europa Continental tem mais de 150 hotéis em projeto.
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