Petróleo cai 2% com barril de Brent abaixo dos 80 dólares
Barril de petróleo continua sob pressão, com preços a caírem mais de 2%. Expectativa de subida dos juros pela Fed e BCE intensifica receios de abrandamento económico.
Os preços do petróleo cedem mais de 2% no arranque da semana, perante os receios quanto ao impacto económico de uma nova subida das taxas de juro pela Reserva Federal e pelos dados fracos em relação à atividade industrial nos EUA, que se sobrepõem aos cortes de produção na OPEP+ que entram em vigor este mês.
Em Londres, o barril de Brent, referência para as importações nacionais, recua 2,07% para 78,67 dólares, prolongando as quedas nas últimas duas semanas. Do outro lado do Atlântico, o crude WTI perde 2,12% para 75,15 dólares por barril.
Petróleo em queda
A Fed, que tem reunião nos dias 2 e 3, deverá aumentar as taxas das fed funds em 25 pontos base. Por outro lado, o dólar está a ganhar terreno face a várias divisas, o que torna o barril mais caro para os outros países, criando pressão adicional no lado da procura.
“A perspetiva de mais subidas dos juros pela Fed deverá aumentar a volatilidade no preço do petróleo no curto-prazo”, referiu Baden Moore, estratega do National Australia Bank, citado pela agência Reuters.
Além da Fed, também o Banco Central Europeu (BCE) deverá anunciar uma subida dos juros na quinta-feira e há quem espere que possa ser um novo aumento de 50 pontos base.
Na China, o índice de compras dos gestores – um indicador que serve de barómetro para avaliar o andamento da economia – caiu dos 51,9 para 49,2 em março. A leitura abaixo da marca dos 50 pontos significa uma contração na atividade em termos mensais.
Isto acontece num mês em que entra em vigor o corte de produção de cerca de 1,16 milhões de barris por dia por parte dos maiores exportadores de petróleo do mundo que formam o grupo OPEP+.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Petróleo cai 2% com barril de Brent abaixo dos 80 dólares
{{ noCommentsLabel }}