Diretor da PJ foi contactado por Galamba por causa do computador do adjunto
Diretor da PJ, Luís Neves, não quis revelar quem foi o membro do Governo que o contactou após o desaparecimento do computador do ajunto. Mas o Expresso avança que foi mesmo João Galamba.
Luís Neves, diretor da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quarta-feira, em declarações à CNN Portugal, que foi contactado por um membro do Governo após o desaparecimento do computador do ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro. Não revelou a autoria, mas o Expresso avançou logo de seguida que foi o próprio ministro das Infraestruturas, João Galamba, que fez o contacto.
“Registámos logo esta situação como inquérito. [Tomámos posse do] equipamento que já tinha sido recuperado por outra estrutura do Estado, o Serviço de Informações de Segurança (SIS), no dia seguinte. Comunicámos logo ao Ministério Público tudo isto que se estava a passar e entregámos já o inquérito ao Departamento de Investigação e Ação Penal“, referiu Luís Neves.
Em causa está o alegado roubo do computador por parte do ex-adjunto demitido na sexta-feira, Frederico Pinheiro. Para justificar a intervenção do SIS, João Galamba explicou que foi “chamado para defender propriedade do Estado português”. Segundo o ministro das Infraestruturas, o computador levado “à força” pelo seu ex-adjunto continha muitos “documentos classificados pelo Gabinete Nacional de Segurança”.
Já esta manhã, em comissão parlamentar, o PS anunciou que vai viabilizar a audição do SIS e do SIRP no Parlamento, como pedido por vários partidos da oposição. Rejeitou, por outro lado, os requerimentos para que fossem ouvidos também os ministros das Infraestruturas e da Justiça, assim como o adjunto do gabinete que foi exonerado por Galamba.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Diretor da PJ foi contactado por Galamba por causa do computador do adjunto
{{ noCommentsLabel }}