ISQ assegura contrato de 16 milhões para controlar qualidade em reator nuclear

Além deste contrato para o controlo de qualidade da construção de diversos componentes do reator nuclear ITER, o ISQ tem em execução outros três. Prevê duplicar o número de engenheiros.

O ISQ acaba de assinar um contrato no valor de 16 milhões de euros com a F4E – Fusion For Energy para o controlo de qualidade da construção de diversos componentes do reator nuclear experimental conhecido como ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), localizado em França. O contrato tem uma duração de quatro anos.

“O concurso teve a participação dos maiores players europeus nesta área, tendo o ISQ conseguido demonstrar a sua competitividade, importância e competência na engenharia de ponta a nível internacional”, sublinha José Figueira, administrador do ISQ, citado em comunicado.

José
Figueira, administrador do ISQ.

O ITER será a maior central elétrica de fusão nuclear do mundo, concebida para demonstrar a viabilidade científica e técnica da energia de fusão para fins energéticos. De acordo com o ISQ, é o “maior reator de fusão alguma vez projetado” erepresenta um dos maiores avanços científicos da atualidade na geração de energia isenta de emissões”.

Atualmente, o ISQ conta com uma equipa de 20 inspetores em diversos países europeus, prevendo-se a duplicação deste número de engenheiros.

Mónica Reis, gestora de projeto, acrescenta ainda que o ISQ tem em “execução outros três contratos, fornecendo serviços de engenharia na fase de projeto, ensaios especiais a materiais e mock-ups dos componentes do reator assim como formação de mais de 600 técnicos do ITER e F4E nas mais diversas áreas”.

Fusion For Energy é o organismo que gere a contribuição da União Europeia (UE) para a construção do ITER. O objetivo é demonstrar a viabilidade científica e técnica da fusão nuclear, réplica da fonte de energia do sol e das estrelas, como fonte de energia segura, inesgotável e responsável do ponto de vista ambiental. É um projeto conjunto entre a União Europeia, China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Federação Russa e Estados Unidos, sendo Cadarache o local de instalação do reator, no sul da França.

O ISQ é, desde 2014, responsável pela garantia da qualidade e controlo e supervisão da construção dos vários componentes do reator na Europa e China. A empresa está presente em 14 países, tem sete escritórios em Portugal e mais de 500 projetos internacionais de inovação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISQ assegura contrato de 16 milhões para controlar qualidade em reator nuclear

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião