Da saúde à sustentabilidade, conheça os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro

Saúde e bem-estar, igualdade e inclusão, e mobilidade e logística foram algumas das categorias a concurso.

Já são conhecidos os vencedores da segunda edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, que distingue projetos e soluções pioneiras, de base tecnológica, em sete categorias distintas, com capacidade para tornar as cidades e os territórios espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis. Os premiados foram anunciados esta terça-feira, no 32.º Digital Business Congress, pela APDC.

Saúde e bem-estar; igualdade e inclusão; mobilidade e logística; relacionamento com o cidadão e participação; desenvolvimento económico; e sustentabilidade, economia circular e descarbonização’ foram as categorias a concurso. Algumas deram lugar ainda a menções honrosas.

Conheça cada um dos vencedores da edição de 2022 do Prémio Cidades e Territórios do Futuro:

Categoria ‘Saúde e bem-estar’

  • LISBOA 65+ (Plano de Saúde Gratuito para Idosos) – Desenvolvimento de plataforma de suporte à implementação de iniciativa municipal para facilitar o acesso à saúde e contribuir para a prevenção das doenças, através da oferta de um conjunto de serviços de saúde gratuitos. Iniciativa abrange todos os munícipes residentes e recenseados em Lisboa, com 65 anos ou mais, acrescentando uma componente complementar para os munícipes mais vulneráveis: os beneficiários do complemento solidário para idosos (CSI). O plano disponibiliza três serviços a todos os idosos: teleconsultas de medicina geral e familiar; assistência médica ao domicílio; transporte em ambulância, se o médico ao domicílio determinar essa necessidade, entre outros.

Categoria ‘Igualdade e Inclusão’ e ‘Qualificações’

  • As Raparigas do Código – Organização sem fins lucrativos focada em promover a inclusão digital e a igualdade de género, através do ensino da programação a mulheres e raparigas em idade escolar, este projeto tem como principais objetivos desmistificar o papel da mulher na tecnologia, encorajando a experimentação nas áreas STEM e à escolha de um percurso profissional no setor. Visa ainda apoiar e capacitar mulheres que procuram programas de qualificação, requalificação ou desenvolvimento de projetos pessoais de empreendedorismo.

Categoria ‘Mobilidade e Logística’

  • Kiosk Guerin – Projeto destinado a revolucionar a jornada do cliente do rent-a-car. Tradicionalmente os clientes experienciam um processo mais lento e menos user-friendly. Na Guerin, com este quiosque, o processo torna-se mais autónomo: os clientes podem atualizar os seus dados pessoais e ter acesso a serviços e promoções, bem como terminar o processo de aluguer da viatura, fazendo o check-out autonomamente.
  • Menção honrosa: DeepNeuronic – Foca-se na deteção e reconhecimento automático de eventos perigosos e comportamentos humanos anormais para a segurança e proteção pública. O objetivo é aumentar a sustentabilidade dos sistemas de videovigilância, diminuindo os elevados recursos necessários, através de algoritmos de visão computacional no processamento de vídeos em tempo real. Devido à flexibilidade de aprendizagem do sistema DeepNeuronic, este adapta-se facilmente aos diversos setores, como segurança (desde municípios a fabricantes de câmaras), transportes (desde tráfego rodoviário a metros e aeroportos) e retalho e comercial (desde supermercados a centros comerciais), entre outros.

Categoria ‘Relacionamento com o Cidadão e Participação’

  • Mobicar Flexível – Integrado num projeto-piloto de mobilidade sustentável, inclusão e cidadania que o município de Castelo Branco oferece aos seus munícipes, o projeto disponibiliza uma rede de transportes que permite acabar com o isolamento social em que a população mais vulnerável se encontrava. Em articulação com os operadores locais (taxistas), foi criada uma rede de transporte a pedido, cujas rotas são geridas de forma centralizada. Trata-se de um projeto inclusivo, que promove a igualdade e, simultaneamente, é amigo do ambiente e dinamizador da economia local.

Categoria ‘Desenvolvimento Económico’

  • Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa – Solução tecnológica com alta capacidade de processamento, permitindo a monitorização, gestão operacional e realização de analítica sobre os dados gerados por todo o ecossistema urbano, recebe e trata um grande volume de dados, muitos deles em tempo real, com origem em câmaras de vídeo, sensores, sistemas de informação da CML e de parceiros externos. Permite depois a disponibilização de alarmística e informação de apoio à decisão a um vasto conjunto de utilizadores internos e ao cidadão, através do Portal de Dados Abertos de Lisboa e da app Lisboa.24.
  • Menção honrosa: Observatório do Talento – É uma plataforma digital de informação que permite recolher, gerir e divulgar informação estratégica sobre o mercado de trabalho (oferta e procura) e competências. Explora também questões relacionadas como salários e condições de emprego. Com recurso a múltiplas fontes e ferramentas de recolha de dados, como estatísticas oficiais, estudos e web scraping, é dirigida a empresas, talento e instituições de ensino/formação.

Categoria ‘Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização’

  • Recolha Seletiva de Biorresíduos em Cascais – Projeto de separação de restos de comida para produção de energia elétrica e de composto orgânico. Os munícipes abrangidos (10.000 famílias) recebem gratuitamente um rolo de sacos verdes, que devem usar para descartar os restos de comida, colocando-o diretamente no contentor dos resíduos indiferenciados (cinzento), para garantir a sua separação do “lixo comum”. Os sacos verdes, recolhidos juntamente com os restantes resíduos indiferenciados, são triados através de um leitor ótico na unidade de tratamento de resíduos e encaminhados para outro processo, que originará o biogás e o composto.
  • Menção honrosa: COMSOLVE – COMunidade de energia SOLar com integração de Veículos Elétricos – Projeto de desenvolvimento de soluções de gestão para comunidades de energia renovável (CER), com integração de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia com base em baterias de segunda vida. O projeto inclui a produção descentralizada de eletricidade a partir de painéis fotovoltaicos e a partilha da energia produzida, permitindo estabelecer um mercado interno de energia entre os membros da comunidade.

Veja a fotogaleria com os vencedores:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da saúde à sustentabilidade, conheça os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião