Nunca houve tantos pedidos de baixa para apoio aos filhos

  • ECO
  • 10 Maio 2023

Subsídios de assistência a filhos da Segurança Social batem recordes nos primeiros três meses de 2023. Surtos de varicela e outras doenças infecciosas entre as principais razões.

Nos primeiros três meses do ano foram atribuídas 40 mil prestações de apoio aos filhos, valor que supera números registados em 12 meses de anos anteriores, noticia a Rádio Renascença (acesso livre). Entre 2010 e 2014, foram concedidas cerca de 100 mil destas licenças por ano, mas este ano o número total já ultrapassa as 112 mil. Surtos de varicela e outras doenças infecciosas são as principais razões que motivam os pedidos de baixa, bem como cirurgias e internamentos.

Em 2022, já se tinha verificado um aumento significativo face ao ano anterior. Nesse ano, a Segurança Social atribuiu 275.932 prestações por assistência a filhos, mais 86% do que em 2021.

Desde 2010, só em 2020 e 2021 se verificou um decréscimo no número de pessoas que beneficiaram deste apoio. A queda foi particularmente acentuada, menos 27%, no primeiro ano da pandemia. Aliás, junho de 2020 foi o mês em que menos subsídios por assistência a filhos foram atribuídos (2.907), devido aos confinamentos sucessivos e teletrabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nunca houve tantos pedidos de baixa para apoio aos filhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião