Banco de Portugal e Fundo de Resolução põem ação contra o Novobanco

  • ECO
  • 16 Maio 2023

Supervisor e fundo colocaram uma ação administrativa contra o Novobanco para argumentar que adiamento da transferência de parte da injeção relativa a 2020 não foi culposo e evitar surpresas futuras.

O Banco de Portugal (BdP) e o Fundo de Resolução (FdR) avançaram com uma ação administrativa contra o Novobanco, noticia esta terça-feira o Jornal de Negócios. O processo está relacionado com o despacho do ex-ministro das Finanças João Leão que pediu uma análise aprofundada a uma parte da injeção pedida pelo banco referente às contas de 2020, no valor de 112 milhões de euros, que só foi transferida em dezembro de 2021.

O Novobanco põe em causa a legalidade do despacho e exige que sejam pagos cinco milhões de euros em juros de mora e uma indemnização. Ora, para evitar riscos futuros, o BdP e FdR decidiram avançar com um processo para demonstrar que não houve atraso culposo e para evitar surpresas para outras entidades públicas noutros processos.

No processo de arbitragem em curso, o Novobanco pôs em causa a legalidade do despacho e defendeu que o FdR tinha de pagar o montante total pedido (598,3 milhões de euros) e cumprir o contrato assinado com a Lone Star, mesmo que o valor não tivesse cabimento orçamental. O montante foi rejeitado pelo FdR, que só validou 429 milhões de euros. Leão estabeleceu que 112 milhões de euros ficariam condicionados a uma auditoria da PwC e o pagamento ficou retido até ao final de 2021, tendo o banco chegado a apresentar uma providência cautelar para contestar o travão do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal e Fundo de Resolução põem ação contra o Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião