Portugal teve segundo maior crescimento da UE no primeiro trimestre, atrás da Polónia

Quando apenas existiam dados para 12 países, Portugal liderava o crescimento económico no primeiro trimestre. No entanto, a Polónia cresceu mais do que Portugal, revela o Eurostat.

Portugal foi o segundo país da União Europeia (UE) que mais cresceu em cadeia no primeiro trimestre de 2023, segundo a estimativa rápida divulgada pelo Eurostat esta terça-feira. Numa nota anterior, quando só existiam dados para 12 países, Portugal surgia na liderança, ao crescer 1,6%. Agora, o país fica atrás da Polónia, que cresceu 3,9%.

No cenário global, a Zona Euro cresceu em média 0,1% face ao último trimestre do ano passado, enquanto o PIB da UE avançou 0,2%, um número que foi revisto em baixa face aos 0,3% que tinham sido indicados no final de abril.

Como o INE já tinha indicado, o PIB português cresceu 1,6% em cadeia no arranque do ano, o que foi até uma surpresa face às expectativas dos economistas. A recuperação deveu-se em grande parte ao impulso do turismo e das exportações, mais forte do que o esperado.

À frente de Portugal fica apenas a Polónia, que cresceu 3,9% no primeiro trimestre, face ao quarto trimestre de 2022. Além destes dois países, apenas a Finlândia registou um crescimento em cadeia acima de 1% no arranque deste ano (1,1%).

Por outro lado, se a comparação for feita com o período homólogo, isto é, o primeiro trimestre de 2022, Portugal já cai para a 4º posição em termos do crescimento económico, com o PIB a avançar 2,5%. Irlanda, Espanha, Chipre e Roménia registaram subidas mais elevadas quando a comparação é feita com o primeiro trimestre do ano passado.

Ainda esta semana, a Comissão Europeia divulgou as previsões económicas de primavera, onde reviram em alta as projeções para a economia portuguesa. Calculam que o PIB de Portugal deve crescer 2,4% este ano, o que é mesmo o “dobro da UE”, como salientou o comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni.

Emprego cresce 0,6% na Zona Euro

O Eurostat revela ainda números referentes ao emprego, ainda que sem ter por agora os dados por país. Segundo o que é possível apurar, o número de pessoas empregadas aumentou 0,6% tanto na Zona Euro como na UE no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior, revela.

É uma aceleração, já que no último trimestre de 2022 a subida tinha sido de apenas 0,3% em ambas as áreas analisadas, de acordo com o gabinete de estatísticas europeu.

Já comparando com o período homólogo, a subida é mais pronunciada. Face ao primeiro trimestre do ano anterior, o emprego aumentou 1,7% na área do euro e 1,6% na UE no primeiro trimestre de 2023. É também uma aceleração, sendo que tinha crescido 1,5% na Zona Euro e 1,3% na UE no quarto trimestre de 2022.

(Notícia atualizada às 10h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal teve segundo maior crescimento da UE no primeiro trimestre, atrás da Polónia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião