António Damásio integra conselho científico do centro para IA responsável

A equipa do Center for Responsible AI, iniciativa apoiada pelo PRR em 78 milhões será responsável por definir o método de trabalho para o desenvolvimento de inteligência artificial responsável.

O Center for Responsible AI, liderado pela Unbabel, acaba de nomear os seus órgãos de governança. O professor José Manuel Fonseca de Moura vai liderar o conselho geral, do qual também fazem parte cofundadores da Talkdesk, Feedzai e Unbabel. O neurocientista António Damásio vai integrar o conselho científico do centro para IA responsável. Este consórcio de startups de Inteligência Artificial (IA), centros de investigação e líderes de indústria irá desenvolver 21 produtos de IA, com o objetivo de gerar 250 milhões de euros em exportações até 2030. Serão criados 215 postos de trabalho e atribuídos 132 graus académicos, doutoramentos e mestrados.

“O Center for Responsible AI irá ter uma grande importância para Portugal. O impacto da Inteligência Artificial nas nossas vidas é cada vez maior e o Center for Responsible AI irá desenvolver produtos de IA da próxima geração, baseados nas tecnologias e princípios da Inteligência Artificial Responsável. O Center criará um círculo virtuoso entre startups, centros de investigação e líderes de indústria nesta área a uma escala única em Portugal. Esta missão está confiada a uma equipa de excelência que acredito irá estar à altura deste enorme desafio”, afirma José Manuel Fonseca de Moura, chair do conselho geral, citado em comunicado.

Além de José Manuel Fonseca de Moura, fazem parte do conselho geral outras personalidades ligadas ao mundo académico e ao ecossistema de inovação e empreendedorismo em IA. A lista inclui Arlindo Oliveira, professor no Instituto Superior Técnico e Presidente do INESC, Cristina Fonseca, vice-presidente de produto na Zendesk e cofundadora da Cleverly e Talkdesk, Pedro Bizarro, cofundador e chief science officer na Feedzai, e Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel.

Já a comissão executiva conta com a participação de Paulo Dimas, vice-presidente de inovação na Unbabel, André Eiras dos Santos, fundador e vice-presidente de desenvolvimento estratégico de negócio na Sword Health, André Martins, investigador responsável do Instituto de Telecomunicações (IT), e Nuno André, diretor financeiro do centro e coordenador de incentivos na Unbabel.

Para o conselho científico, os membros do Center for Responsible AI nomearam Isabel Trancoso, ex-presidente do conselho científico do INESC-ID, António Damásio, diretor do Brain and Creativity Institute e líder mundial em neurociência, Francisco Pereira, líder da equipa de machine learning no National Institute of Mental Health (NIH, Estados Unidos), e Pedro Saleiro, diretor de investigação em IA na Feedzai.

Por último, o conselho de ética é composto por Helena Moniz, presidente da EAMT, Pedro Conceição, diretor de política estratégica no UNDP (Nações Unidas), e Virginia Dignum, Wallenberg chair em responsible AI e professora de IA Social e Ética.

O processo de eleição dos membros contou com a participação de dez startups, nomeadamente a Unbabel, Feedzai, Sword Health, Automaise, Emotai, NeuralShift, Priberam, Visor.ai, YData e YooniK, oito centros de investigação, Fundação Champalimaud, CISUC, FEUP, Fraunhofer Portugal AICOS, INESC-ID, IST, IST-ID/ISR e IT, a sociedade de advogados VdA e ainda cinco líderes de indústria, BIAL, Centro Hospitalar Universitário de São João, Learning Health, Grupo Pestana e Sonae MC.

O Center for Responsible AI, apoiado pelo PRR e liderado pela Unbabel, tem como objetivo posicionar Portugal e a Europa como líder global nas tecnologias de Responsible AI, assim como nos princípios e regulação neste domínio, contribuindo para a legislação da UE em Inteligência Artificial e atraindo o melhor talento em IA do mundo. Até 2025, irá lançar 21 produtos da próxima geração de IA, baseada nas tecnologias e princípios de Responsible AI.

“A escala do investimento alocado ao Center for Responsible IA, 78 milhões de euros, composto por fundos do PRR e dos próprios membros, terá um impacto muito positivo na competitividade do país face a outros que estão também a apostar em Inteligência Artificial”, antecipa Vasco Pedro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Damásio integra conselho científico do centro para IA responsável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião