Sindicatos e Metro de Lisboa voltam à mesa das negociações a 31 de maio

  • Lusa
  • 18 Maio 2023

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, que suspenderam três dias de greves parciais, retomam negociações a 31 de maio, após sinal de "nova dinâmica", adiantam os sindicatos.

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, que suspenderam três dias de greves parciais, vão voltar à mesa de negociações em 31 de maio após “nova dinâmica” por parte da empresa, adiantaram os sindicatos nesta quinta-feira.

Sara Gligó, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), confirmou à Lusa que a próxima reunião de negociações com o Metro de Lisboa ocorre em 31 de maio.

“Este plenário ao final da noite serviu para informar, no fundo, a decisão das organizações sindicais em suspender as lutas marcadas, mostrar o sinal que a própria empresa nos transmitiu, com a nova dinâmica que implementaram nas negociações”, sublinhou. Referia-se às greves parciais dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa anunciadas para os dias 18, 23 e 30.

A dirigente sindical salientou que o acordo foi importante e marca “uma viragem naquilo que é a postura da empresa ao longo destes últimos quatro anos”. “Transmite quer às associações sindicais, quer aos trabalhadores, uma nova maneira de estar na mesa negocial“, realçou.

Após suspensão da greve, Paulo Machado, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), tinha referido à Lusa que foram dados “passos significativos” na negociação com o Metro de Lisboa, “tendo existido alguns compromissos com as matérias que estavam em cima da mesa”, afirmou.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa informou: “as greves agendadas para os dias 18, 23 e 30 de maio foram suspensas, após um esforço de diálogo muito significativo efetuado quer pelo Metropolitano de Lisboa, quer pelas associações sindicais”.

Para as negociações de 31 de maio, Sara Gligó destacou que os sindicatos pretendem ver aproximar as suas reivindicações da posição da empresa.

“Nesta altura, para além de daquilo que já está alcançado, [o que está a ser negociado] são questões muito próprias daquilo que é o trabalho e as condições dos trabalhadores e algumas questões que continuam na esfera gestionária da empresa, naquilo que está ligado particularmente à operação e à exploração que nós tencionamos aproximar”, nas negociações, frisou.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores são o STRUP (Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal), que está afeto à FECTRANS, o STTM (Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano de Lisboa), o SINDEM (Sindicato da Manutenção do Metropolitano), o SITRA (Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes), o SITESE (Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços) e o STMETRO (Sindicato dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos e Metro de Lisboa voltam à mesa das negociações a 31 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião