dNovo quer apoiar mais de 500 profissionais acima dos 50 anos a voltar ao mercado de trabalho até 2025

Em 2022, a associação acompanhou 176 profissionais qualificados, em situação de desemprego, na transição para um novo projeto profissional, dos quais 23% já regressaram ao mercado de trabalho.

A dNovo pretende triplicar o número de pessoas com mais de 50 anos, com elevada qualificação e experiência profissional, em situação de desemprego, apoiadas pela associação, até 2025. O objetivo é promover o seu regresso ao mercado de trabalho, sensibilizando para o aproveitamento de competências seniores nas empresas. Em 2022, a associação acompanhou 176 profissionais qualificados desempregos na transição para um novo projeto profissional, 23% já regressaram ao mercado de trabalho.

“O desemprego sénior qualificado é um fator generalizado de preocupação, não só pelo impacto social que tem nas pessoas afetadas, mas também pelo desperdício de recursos humanos qualificados e de talento desaproveitado. A exclusão deste segmento na atividade laboral representa custos elevadíssimos para o nosso país, um cenário que a dNovo quer ajudar a inverter, valorizando o seu conhecimento e experiências e, ao mesmo tempo, sensibilizando o mercado para o valor destes profissionais”, afirma João Castello Branco, presidente do conselho de administração da dNovo, em comunicado.

em 2023, a associação tem como meta acelerar o crescimento do projeto, duplicando o número de profissionais apoiados e aumentando a percentagem dos que regressam ao mercado de trabalho. “Para alcançar este objetivo, será imprescindível uma maior participação do tecido empresarial, pelo que a associação está a desenvolver um novo modelo de envolvimento de empresas, particularmente PME”, adianta a associação.

Para além do efeito direto nos profissionais apoiados, a intervenção a que a dNovo se propõe tem um “impacto direto na economia, nomeadamente pelo aproveitamento de competências seniores nas empresas, colmatando a falta de talento em algumas áreas, e com largos benefícios para a sociedade“.

Os primeiros resultados do projeto de empregabilidade sénior da dNovo serão apresentados esta quinta-feira num evento no Campus de Carcavelos da Nova SBE, no dia 18 de maio.

A dNovo iniciou o seu projeto em 2019 com a missão de ajudar estes profissionais a reintegrar-se no mercado de trabalho e as empresas a valorizar as suas valências. A Semapa, o Santander e a EDP estão entre as empresas fundadoras da associação, que conta com diversos parceiros institucionais, promotores e afiliados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

dNovo quer apoiar mais de 500 profissionais acima dos 50 anos a voltar ao mercado de trabalho até 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião