Gás natural cai quase 3% para mínimos de junho de 2021
O gás natural volta a negociar abaixo dos 30 euros, numa queda que é também um sinal da grande quantidade já armazenada.
Os preços do gás natural continuam a recuar, atingindo esta segunda-feira mínimos de junho de 2021. Esta manhã, caem mais de 2% e ficam abaixo dos 30 euros por megawatt-hora (MWh), algo que tinha acontecido já na semana passada, de acordo com os dados do site Barchartt.
Os futuros TTF de gás natural para entrega em junho estão a desvalorizar 2,42% para 29,44 euros por MWh esta segunda-feira, ficando assim em mínimos de quase dois anos, de acordo com o site Barchart.
Já na semana passada os preços do gás natural voltaram a ficar abaixo da fasquia dos 30 euros, algo que já não acontecia desde julho de 2021. Agora, recuam ainda mais, tocando em mínimos de junho desse mesmo ano.
Como salienta o Financial Times(acesso condicionado, conteúdo em inglês), os preços europeus do gás natural voltaram assim à sua faixa normal de negociação pela primeira vez desde o início da crise energética.
A queda que se verifica nos preços mostra a como a Europa superou em grande parte o pior dos problemas de abastecimento de energia após as ações de Moscovo. A queda também é um sinal da grande quantidade já armazenada.
Os dados da Comissão Europeia revelam que, em março, os 27 Estados-membros tinham 56% dos stocks cheios. Esse valor deverá ainda subir. A contribuir para níveis de armazenamento mais confortáveis estão não só os objetivos voluntários definidos a nível europeu, para que os Estados-membros reduzissem em 15% o respetivo consumo de gás, como também as temperaturas amenas verificadas no último inverno, a par de uma procura de gás inferior ao esperado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gás natural cai quase 3% para mínimos de junho de 2021
{{ noCommentsLabel }}