PS chumba audição de Costa na comissão de inquérito à TAP

  • Ana Petronilho
  • 24 Maio 2023

PS trava audições de António Costa, de Mendonça Mendes, do diretor do SIS e da secretária-geral do SIRP na comissão parlamentar de inquérito.

O PS votou contra os requerimentos apresentados pelo Iniciativa Liberal e pelo Bloco de Esquerda para ouvir o primeiro-ministro de forma presencial ou por escrito na comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão da TAP, assim como uma audição do diretor do SIS e à secretária-geral do SIRP.

Foram ainda chumbados, pelo PS, os três requerimentos do Chega para que o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública prestasse declarações por escrito, para chamar ao Parlamento o ministro da Administração Interna e o secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, António Mendonça Mendes.

O PSD, Chega, IL, e BE votaram a favor dos requerimentos e o PCP optou pela abstenção por entender que “são matérias graves” mas que “devem ser tratadas em sede própria”, tendo em conta que a CPI em curso tem como objeto a gestão da TAP.

O PS, através do deputado Bruno Aragão, defende que “nenhum” dos requerimentos apresentados cabem “no objeto da comissão” e por isso o partido não acompanha “nenhum”.

As votações decorreram antes da audição à ex-chefe de gabinete do ministro das Infraestruturas, Maria Antónia Araújo, que vai ser ouvida esta quarta-feira na comissão de inquérito à gestão da TAP, sobre a polémica indemnização de meio milhão de euros à ex-administradora da companhia aérea, Alexandra Reis.

Maria Antónia Araújo ocupava o cargo de chefe do gabinete do ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que se demitiu na sequência da indemnização de 500.000 euros paga a Alexandra Reis, e é atualmente chefe do gabinete do secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS chumba audição de Costa na comissão de inquérito à TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião