Alemães da Aquila Capital investem 17 milhões em novo polo logístico em Paredes

  • Ana Petronilho
  • 31 Maio 2023

A construção do novo parque logístico - com uma área locável de 16.570 metros quadrados - fica a cargo da Britoli, de Paços de Ferreira. O imóvel abre no início de 2024 e já está totalmente arrendado.

Os alemães da Aquila Capital, através da Green Logistics, vão investir 17 milhões para construir um novo complexo logístico em Paredes, no distrito do Porto, reforçando a aposta no investimento em Portugal.

O Gandra North Green Logistics Park vai nascer num terreno com 40 mil metros quadrados e este é o terceiro investimento do grupo alemão no país.

O valor envolvido na aquisição do terreno e nos custos com as obras totaliza os 17 milhões de euros, disse ao ECO a Aquila Capital. A construção fica a cargo da portuguesa Britoli, com sede em Paços de Ferreira. Arranca em junho e deve estar terminada no primeiro trimestre de 2024.

Em comunicado, a Green Logistics, empresa criada em 2012 pelo grupo alemão Aquila Capital, diz que o Grandra North vai ter uma área locável de 16.570 metros quadrados, incluindo escritórios e zonas comuns. Neste momento, o edifício já está ocupado por um único inquilino que a Aquila Capital escusou revelar ao ECO.

Este novo complexo fica localizado “num dos epicentros logísticos da região Norte do país, devido às suas ligações rodoviárias e marítimas”, cerca de 25 quilómetros a este do Porto, a 26 quilómetros do aeroporto Sá Carneiro e a 29 quilómetros do Porto de Leixões. Conta também com um acesso privilegiado à autoestrada A41, que circunda a Área Metropolitana do Porto e que liga à A1, rumo a Lisboa, e à A3, que segue para o Norte e para Galiza.

“Iniciar a construção de outro projeto da Green Logistics by Aquila Group em Portugal é um marco muito importante para nós porque valida a aposta realizada no país. Este será um projeto de referência na área da logística sustentável no Norte do país, uma zona onde ainda não estávamos presentes, e reafirma o nosso compromisso com o investimento em Portugal”, diz Markus Holzer, Co-CEO Aquila Sustainable Infrastructure.

O primeiro investimento da Aquila Capital em logística em Portugal foi o complexo logístico Rainha Green Logistics Park, na Azambuja, que acolhe a operação da MC, empresa de retalho alimentar da Sonae. Este complexo logístico, de dois edifícios, a que se somam trabalhos de urbanização associados, representou um investimento de quase 100 milhões de euros.

Rainha Green Logistics Park

A Green Logistics conta com projetos em vários países europeus e tem um investimento acumulado de mais de 1,182 milhões de euros, com uma área total arrendável sob gestão de mais de 1.148 mil metros quadrados.

Atualmente desenvolve e gere ativos na Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. No Sul da Europa, o grupo Aquila conta com mais de 872 mil metros quadrados de superfície total arrendável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemães da Aquila Capital investem 17 milhões em novo polo logístico em Paredes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião