CGD lança sete linhas de crédito de 378 milhões com garantia do FEI. Conheça as condições

Montantes máximos de financiamento variam consoante a garantia e podem atingir, no caso da sustentabilidade e inovação, 7,5 milhões de euros. A garantia do FEI oscila entre 50 e 80%.

São sete as linhas de crédito que a Caixa Geral de Depósitos vai disponibilizar para melhorar o acesso ao crédito das empresas, em especial PME, em sete áreas, que vão da sustentabilidade à economia social, passando pelo microcrédito. São 378 milhões de euros a conceder em empréstimos no máximo de 12 anos e que contam com uma garantia que varia entre 50 e 80%.

“A CGD e o Fundo de Investimento Europeu (FEI) assinaram um acordo de garantia que prevê a mobilização de até 378 milhões de euros em linhas de crédito para melhorar o acesso ao financiamento de empresas portuguesas, sobretudo as empresas de pequena e média dimensão (PME)”, lê-se no comunicado da instituição liderada por Paulo Macedo.

“O acordo, apoiado pelo programa InvestEU, pretende alavancar o financiamento de empresas elegíveis em Portugal, para atividades em sete categorias: sustentabilidade, inovação, economia social, setor criativo, educação e talento, competitividade e o microcrédito”, acrescenta o mesmo comunicado.

Os montantes máximos de financiamento variam consoante a garantia, e podem atingir, no caso da sustentabilidade e inovação, 7,5 milhões de euros. A garantia do FEI oscila entre 50% e 80%.

Mas as empresas podem optar também por linhas multissetoriais se o investimento em causa contribuir para a transformação energética das PME “em termos de sustentabilidade ambiental, bem como a adoção ou renovação da tecnologia digital, permitindo os necessários ganhos de escala”, explica a CGD.

Já a linha de microcrédito está reservada para quem quer criar ou desenvolver uma microempresa, com um financiamento de médio/longo prazo. Ao nível de empreendedorismo está também prevista a criação de “uma linha de crédito multissetorial para investimentos que contribuam para o desenvolvimento da atividade e da competitividade de startups“.

O FEI, que integra o grupo Banco Europeu de Investimento (BEI), desenha e desenvolve instrumentos de capital de risco, garantias e microfinanciamento, dirigidos especificamente para PME, e tem criado várias linhas linhas com os bancos nacionais para ajudar a suprir falhas de mercado em termos de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD lança sete linhas de crédito de 378 milhões com garantia do FEI. Conheça as condições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião