Caixa quase duplica lucros para 285 milhões no primeiro trimestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) viu os lucros do primeiro trimestre subirem mais de 95%, para 285 milhões de euros. Perdeu mais de 300 milhões de euros em depósitos. Vai pagar dividendo recorde.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) obteve lucros de 285 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, quase duplicando o resultado líquido face aos 146 milhões registados no mesmo trimestre do ano passado. É um aumento de mais de 95%, alcançado “num contexto económico instável”, nota o banco público, cuja rentabilidade dos capitais próprios (ROE) aumentou para 13,1%.

Segundo explicou numa conferência de imprensa o administrador Francisco Cary, que atualmente tem o pelouro financeiro, o resultado líquido deste trimestre contou com um impacto positivo de 80 milhões de euros resultante da venda de ativos financeiros do extinto Fundo de Pensões, cuja liquidez e ativos comparáveis a CGD transferiu neste período para a Caixa Geral de Aposentações.

A margem financeira da CGD aumentou de forma expressiva no trimestre, subindo quase 130%, para 611 milhões de euros, devido, “essencialmente, ao contributo da atividade em Portugal”, consequência da “subida das taxas de juro nas operações de retalho e do impacto positivo relativo às operações de tesouraria e da carteira de títulos”, refere o comunicado com os resultados. As receitas com comissões tiveram “um ligeiro aumento” de 2%, totalizando 149 milhões de euros.

Os depósitos de clientes em Portugal recuaram em 339 milhões de euros face ao período homólogo, em linha com a “tendência” do mercado, disse o administrador financeiro em funções, para 69,288 mil milhões de euros. Os clientes estão a retirar dinheiro dos depósitos para investir, sobretudo, em Certificados de Aforro, assumiu o gestor, mas também para investir noutros ativos financeiros e para amortizar crédito à habitação.

Focando precisamente o financiamento para a compra de casa, a CGD observou uma redução de 0,5% na carteira de crédito à habitação, que fechou março de 2023 a valer 24,71 mil milhões de euros. Alargando o espetro a todo o financiamento concedido pela Caixa, o crédito a clientes consolidado desceu de 52,879 mil milhões no final do primeiro trimestre de 2022 para 52,743 mil milhões no final do primeiro trimestre deste ano.

Nesta apresentação de resultados, a administração da Caixa confirmou a distribuição de um dividendo em cash de 352 milhões de euros ao Estado, um montante recorde que poderá ser significativamente superior no final. Isto porque, como já era sabido, o banco tenciona entregar um dividendo em espécie, que é o edifício-sede no Campo Pequeno e que poderá elevar o dividendo total relativo a 2022 para cerca de 700 milhões de euros, disse Paulo Macedo. Tudo depende da avaliação que for feita do valor do imóvel.

(Notícia atualizada pela última vez às 20h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa quase duplica lucros para 285 milhões no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião