Inundações na Alemanha custaram 790 milhões às seguradoras

  • ECO Seguros
  • 31 Maio 2023

A Associação de Seguros Alemã defende medidas preventivas, como a proibição de construção em áreas propensas e avaliações obrigatórias de risco climático para licenças de construção.

Em 2022, as inundações na Renânia do Norte-Vestefália (NRW), oeste da Alemanha, causaram ao setor dos seguros prejuízos de cerca de 790 milhões de euros. Numa comparação entre a dimensão das catástrofes naturais que atingiram os estados federais alemães, as cheias na NRW surgem no topo da lista, divulgou a Associação Alemã de Seguros (GDV) nesta quarta-feira. Os danos foram, no entanto, consideravelmente menores do que em 2021, tendo totalizado 5,5 mil milhões de euros.

Por toda a Alemanha, em 2022, seguradoras de imóveis e veículos motorizados registaram perdas de cerca de 4 mil milhões de euros devido a condições meteorológicas extremas, como chuvas fortes, tempestades ou quedas de raios.

Um ano antes, o valor era de 12,7 mil milhões de euros. “Em comparação com 2021, tendo em conta a catástrofe das inundações no vale do Ahr e NRW, registámos apenas cerca de um terço do montante dos danos no ano passado“, anunciou a associação.

Para reduzir os danos, a GDV acredita que são necessárias medidas preventivas, como a proibição de construção em áreas propensas a inundações e avaliações obrigatórias de risco climático para licenças de construção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inundações na Alemanha custaram 790 milhões às seguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião