CEO do BPI apela a entendimento político e vê “sentido descendente” na inflação

  • ECO
  • 2 Junho 2023

Relativamente ao pico da inflação, Oliveira e Costa considera que "é provável" que este "possa resvalar um pouco mais para o final do ano", mas aponta que está "claramente, num sentido descendente".

O CEO do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, disse considerar que a maioria dos governantes são “bons e bem-intencionados” e apelou a um entendimento entre as principais forças políticas. Em entrevista ao Jornal Económico (acesso pago), Oliveira e Costa lamentou a crispação em vigor, admitindo que a instabilidade política pode retrair o investimento das empresas.

“Estamos num momento muito importante para Portugal. Saímos de uma pandemia com um setor empresarial muitíssimo mais reforçado. Os portugueses passaram por inúmeros sobressaltos nos últimos anos e temos de ter uma estratégia e um objetivo. Temos um país que está, neste momento, a crescer acima das expectativas e uma taxa de desemprego mais baixa do que esperávamos. Portugal tem um défice público e uma dívida pública mais controlados e alguns aspetos económicos estão bem. É uma boa base. E não podemos esquecer que vamos receber 60 mil milhões de fundos europeus nos próximos tempos“, afirmou.

Embora concedendo ser difícil prever quando será o pico da inflação, o CEO do BPI considera que “é provável” que este “possa resvalar um pouco mais para o final do ano”, mas aponta que está “claramente num sentido descendente“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO do BPI apela a entendimento político e vê “sentido descendente” na inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião