Sonae fecha acordo em Espanha para liderar retalho de beleza e bem-estar

Através da participada Arenal, a MC avança com joint-venture com os acionistas da Druni e um investimento adicional de 112 milhões para criar operador com 450 lojas e vendas de 800 milhões em Espanha.

A Sonae anunciou esta terça-feira um acordo com os acionistas fundadores da Druni e da Arenal Perfumarias, retalhistas de perfumaria, cosmética e parafarmácia em Espanha, para avançar com uma “combinação dos negócios” que resultará na criação de um operador líder no segmento de saúde, bem-estar e beleza em Espanha, com perto de 450 lojas e um volume de negócios aproximado de 800 milhões de euros.

Em comunicado enviado à CMVM, o grupo liderado por Cláudia Azevedo, que é dono da marca Wells, detalha que a subsidiária MC contribuirá para esta nova entidade com a sua participação de 60% na Arenal, adquirida em janeiro de 2019, e com um “investimento adicional de cerca de 112 milhões de euros”. Já os acionistas fundadores da Arenal vão alienar a sua posição de 40% na Arenal.

“Após a operação, a nova parceria será detida em 50% por uma subsidiária da MC, na qual os acionistas fundadores da Arenal deterão uma participação [indireta] minoritária de cerca de 10%, e em 50% pelos acionistas fundadores da Druni. A nova entidade será integralmente consolidada pela MC em resultado dos direitos que lhe são conferidos pelo acordo acionista”, acrescenta o grupo sediado na Maia.

Fundada em 1987 e detida a 100% pela família Casp, a Druni detém uma rede de 377 lojas localizadas em Espanha, predominantemente nas comunidades de Valência, Catalunha e Madrid, além de um canal online “em forte expansão”. Em 2022 gerou um volume de negócios de perto de 575 milhões de euros e um EBITDA de 40 milhões de euros.

Já a Arenal, criada em 1975 e que no ano passado registou um volume de negócios e um EBITDA de cerca de 193 milhões e 20 milhões de euros, respetivamente, tem as 66 lojas localizadas principalmente no Norte de Espanha, com a Sonae a sublinhar a “forte complementaridade geográfica” que irá permitir uma “cobertura abrangente do território espanhol, amplamente reforçada por uma operação online de referência, o que permitirá disponibilizar uma proposta de valor omnicanal única no mercado”.

Esta operação reforça a posição da MC como uma grande referência no setor de retalho na Península Ibérica, e num segmento de elevado potencial de crescimento e com forte relevância estratégica para a nossa empresa.

Luís Moutinho

CEO da Sonae MC

“Esta operação reforça a posição da MC como uma grande referência no setor de retalho na Península Ibérica, e num segmento de elevado potencial de crescimento e com forte relevância estratégica para a nossa empresa. Ao unirmos forças com a Druni e com os seus acionistas, abrem-se novas oportunidades, em particular, para os nossos negócios de saúde, beleza e bem-estar, e continuamos a construir um futuro ainda mais promissor para a MC”, resume o CEO, Luís Moutinho, em nota enviada às redações.

A transação está condicionada à aprovação por parte das autoridades da concorrência, mas a conclusão do negócio está prevista para o segundo semestre de 2023 no calendário da Sonae, para quem este acordo representa “um marco importante no desenvolvimento da [sua] estratégia de investimento, aumentando a exposição internacional e a diversificação do grupo num segmento de retalho com fortes tendências de crescimento, assegurando uma posição de liderança de mercado em parceria com uma equipa de gestão de referência no setor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae fecha acordo em Espanha para liderar retalho de beleza e bem-estar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião