Financiamento das startups europeias deverá cair 39% este ano, prevê Atomico

Estima-se que o financiamento para as startups da Europa apoiadas por capital de risco diminua de 83 mil milhões de dólares, em 2022, para 51 mil milhões de dólares, em 2023.

O investimento em startups europeias no setor da tecnologia deverá cair mais 39% este ano. Prevê-se que o financiamento para as startups da Europa apoiadas por capital de risco diminua de 83 mil milhões de dólares, em 2022, para 51 mil milhões de dólares, em 2023, de acordo com a previsão da empresa de capital de risco Atomico.

Em causa está a “retirada dos investidores americanos”. “Os fundos americanos já foram um impulsionador significativo da atividade de financiamento na Europa, e vários fundos de capital de risco notáveis nos EUA estabeleceram-se em Londres para aumentar seus investimentos na região”, lê-se na CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês).

A previsão de uma nova queda no financiamento no ecossistema de startups na Europa segue-se a um ano marcado precisamente por esta tendência. Em 2022, o investimento em startups de tecnologia na Europa caiu 22%, para 83 mil milhões de dólares. Em 2021, o montante era de 106 mil milhões de dólares.

Pressionadas para priorizar os lucros e reduzir custos, ao mesmo tempo que os investidores a reavaliam o setor, as empresas de tecnologia têm sofrido uma grande pressão, sobretudo no último ano e meio. Outros fatores globais, como a invasão da Ucrânia pela Rússia e uma política monetária mais restritiva, têm impactado esta indústria.

Também as ondas de despedimento em gigantes tecnológicas, desde a Microsoft à Google, passando pela Amazon, IBM a Salesforce, estão a marcar o setor.

Segundo dados da plataforma Layoffs.fyi, só este ano, 202.206 trabalhadores já foram dispensados. Os números de 2023 ultrapassam já a totalidade dos despedimentos reportados em 2022. No ano passado, contabilizaram-se 164.709 pessoas despedidas pelas tecnológicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Financiamento das startups europeias deverá cair 39% este ano, prevê Atomico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião