Exportações nacionais perderam quota de mercado em Espanha, França e Alemanha

As exportações nacionais baterem recordes em 2022, mas perderam quota de mercado em Espanha, França e Alemanha, os três principais mercados de destinos dos bens nacionais.

O ano de 2022 foi extraordinário para as exportações nacionais. Portugal exportou quase 80 mil milhões de euros em bens no ano passado, mais 23% face a 2021 e o equivalente a 33% do PIB. Nunca Portugal tinha exportado tanto.

No entanto, de acordo com dados divulgados recentemente pelo Eurostat, as exportações de bens “made in Portugal” perderam quota de mercado nos três principais países de destino: Espanha, França e Alemanha.

Em 2022, as exportações nacionais para estes três mercados apresentaram menor dinamismo, indiciando perdas de quota de mercado, enquanto as importações nacionais cresceram mais do que as exportações totais desses países”, refere um comunicado do Instituto Nacional de Estatística divulgado esta sexta-feira, citando dados do Eurostat.

“Este resultado contrasta com 2019, ano em que as exportações nacionais para estes três países registaram um dinamismo significativo, tendo crescido em média três vezes mais do que o total das importações destes parceiros”, sublinha o INE.

O comunicado do INE refere que “o crescimento das exportações nacionais para Espanha foi menor do que o acréscimo das importações totais daquele país (+19,7% e +32,0%, respetivamente), tendo sido mais notório nos ‘Veículos e outro material de transporte’, com uma variação de +3,2%, enquanto o total das importações espanholas correspondentes aumentou 23,9%.”

No caso do mercado francês e alemão, os números do comércio internacional apontam para que tanto a subida de 16% das exportações nacionais para França e o aumento de 21,4% das exportações para a Alemanha também foram inferiores às variações das importações totais destes parceiros no ano passado, que registaram aumentos de 28,6% e 24,2%, respetivamente.

O INE nota ainda que as exportações nacionais para países Intra-União Europeia aumentaram 21% face ao ano anterior e as exportações para os países Extra-União Europeia cresceram 27,7%. Em 2021, tinham-se registado acréscimos de 18,6% e 17,7%, respetivamente.

Em relação às trocas comerciais com países da Zona Euro, as exportações portuguesas para o conjunto dos países pertencentes à moeda única aumentaram 21,2% em 2022 (+18,7% em 2021), tendo-se registado igualmente um aumento nas exportações para o conjunto dos restantes países da União Europeia (+19,1%, +17,2% em 2021).

Na última década, as exportações de Portugal divergiram, em média, 0,7 pontos percentuais face à totalidade dos países da União Europeia e 0,9 pontos percentuais relativamente aos países que integram a Zona Euro”, sublinha o comunicado do INE.

A maior diferença registou-se em 2013, tendo as exportações de Portugal crescido 4,6% comparando com um aumento de 0,3% na União Europeia e de mais de 0,1% no conjunto dos países da Zona Euro. “Em 2020, ano marcado pelo início da pandemia Covid-19, o decréscimo das exportações portuguesas foi mais acentuado, atingindo -10,3%, face a -8,0% da União Europeia e -8,8% da Zona Euro.”

Os dados do INE divulgados em fevereiro mostravam que Espanha, França e Alemanha continuaram a ser os principais clientes externos de Portugal em 2022, e que não se registou alterações na ordenação dos 10 principais países de destino das exportações portuguesas face a 2021.

Top 10 exportaçoes.
Fonte: INE. Dados de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações nacionais perderam quota de mercado em Espanha, França e Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião